Moto3, Austrália: Canet lidera rival Dalla Porta em FP2 no seco
É um grande fim de semana para Aron Canet (KTM Sterilgarda Max) em termos de manter vivas as esperanças no campeonato, mas o espanhol terminou sexta-feira exatamente onde gostaria de estar.
O seu 1:36.809 bateu o líder Lorenzo Dalla Porta (Honda Leopard) por 0,281 em condições secas, com Albert Arenas (Gaviota Angel Nieto Team) a completar os três primeiros.
A manhã de sexta-feira encharcada de chuva era uma lembrança distante, pois o sol australiano fez uma aparição bem-vinda para a FP2 de Moto3, dando aos pilotos tempo valioso em pista – e que pode ser a única sessão seca – antes da qualificação no sábado.
Com previsão de tempo chuvoso durante todo o fim de semana, a FP2 foi vital em termos de conquista de um lugar automático no Q2 para os primeiros 14.
Canet e Tony Arbolino (VNE Snipers), o mais rápido da FP1, foram os primeiros a baixar de 1:39, com os tempos a baixar à medida que o tempo passava.
Canet, que terminou em 11º em condições molhadas, rodou sozinho e tornou-se o único piloto a marcar 1:36 na sessão, levando a melhor de Dalla Porta para ficar quase três décimos à frente de qualquer outro.
Dalla Porta liderou algumas partes da FP2, para ficar em 2º no final da ação de sexta-feira, antes de Arenas, vencedor de Phillip Island em 2018, com Niccolò Antonelli e Tatsuki Suzuki da SIC58 Squadra Corse.
Andrea Migno, da Mugen Race, foi o sexto mais rápido à frente de John McPhee (Petronas Sprinta), tanto o italiano como o escocês cimentaram o top 10 em condições de chuva e seco, com Romano Fenati (VNE Snipers), Dennis Foggia (SKY VR46) e Gabriel Rodrigo (Kömmerling Gresini) a completar o top 10.
Ayumu Sasaki (Petronas Sprinta), Raul Fernandez (Gaviota Angel Nieto), Ai Ogura da Honda Team Asia e Riccardo Rossi (Kömmerling Gresini) caíram na FP2 sem lesões.
Top 10 Combinado:
- Aron Canet (KTM Sterilgarda Max) – 1:36.809
- Lorenzo Dalla Porta (Honda Leopard) + 0,281
- Albert Arenas (Gaviota Angel Nieto) + 0,451
- Niccolo Antonelli (SIC58 Squadra Corse) + 0,549
- Tatsuki Suzuki (SIC58 Squadra Corse) + 0,634
- Andrea Migno (Mugen Race) + 0,740
- John McPhee (Petronas Sprinta) + 0,808
- Romano Fenati (VNE Snipers) + 0,815
- Dennis Foggia (SKY Racing Team VR46) + 0,880
- Gabriel Rodrigo (Kömmerling Gresini) + 0,994