Moto3: Arbolino vence no limite
Dois pilotos, Arbolino e Dalla Porta, destacaram-se logo num arranque pouco habitual nas Moto3, com Suzuki a vir detrás de 9º para 3º. Masaki caiu, sendo evitado pelos pilotos atrás dele mesmo à justa.
McPhee também não perdeu tempo a chegar a terceiro, mas Suzuki e Rodrigo estavam também no grupo, e as posições alteravam-se constantemente. Arbolino, Rodrigo e DallaPorta chegavam às curvas lado a lado, numa constante procura da mais pequena vantagem sobre os outros.
Num momento, Suzuki liderava, no seguinte estava em 4º e a seguir, Darren Binder tinha vindo juntar-se a eles. A 17 voltas do fim, o Sul-Africano chegava a 2º a parecer muito agressivo na sua 70ª corrida em Moto3, quando Rodrigo deu uma cambalhota na gravilha, caindo de 5º.
A ausência do Argentino foi colmatada pela chegada de Dennis Foggia e Canet ao grupo da frente, que continuava a trocar de posições quase a cada curva.
Dalla Porta liderava ainda na Honda da Leopard, agora sobre Arbolino, McPhee e um grupo de 7 pilotos, com um pequeno intervalo para Lopez em 8º. Suzuki chegava de novo a segundo, e Lopez caia, desta para ficar mesmo de fora dos 7 da frente que já incluíam de novo McPhee, Canet e Antonelli.
Mais duas voltas, e Binder ia de 1º para 5º, revelando bem o ritmo e agressividade do pelotão. Dalla Porta parecia o que chegava à frente uma e outra vez com maior consistência, e o único que se afastava alguns metros, chegando a estar 0,5 segundos à frente, com Tory Amos a cair nesta fase da corrida e o grupo da frente já integrava os primeiros 10.
Salac foi penalizado com uma volta longa, embora estivesse apenas em 23º… O pelotão concentrava-se mais à medida que a corrida progredia, e eram já 13 pilotos praticamente colados quando Ramirez, o segundo piloto da Leopard, foi à boxe com um problema.
Canet e Antonelli estão em batalha campal e só pelo 8º lugar! Fenati está em ascensão mas apenas 12º e cai a seguir com Migno na curva 15… Binder ameaça a liderança de Dalla Porta, cuja eventual vitória lhe daria a nova liderança do Campeonato por 2 pontos sobre Canet.
A seguir caem Sasaki e Toba, reduzindo o grupo da frente a “apenas” 8 pilotos. Dalla Porta, Arbolino e Antonelli parecem fortes, mas Masia espreita e de repente, de 5º vem para a frente. Dalla Porta recupera o comando mas é surpreendido por Arbolino quase em Photo Finish para a vitória.