Moto3: Jorge Martín, o Sr. Pole Position
Se nas corridas é Joan Mir que brilha em Moto3 com o título alcançado e 10 vitórias em 17 Grandes Prémios já realizados nas qualificações é outro espanhol que sobressai. De seu nome Jorge Martín.
O piloto da Gresini em 15 qualificações e não 17, pois houve duas rondas onde esteve ausente por lesão, já conseguiu o impressionante registo de oito poles, sendo que cinco delas foram consecutivas. Mais de 50% de sucesso e que revela uma adaptação exemplar à equipa italiana e à Honda, depois de nos últimos dois anos ter tido em mãos uma Mahindra. Isto num piloto que até ao início do ano nunca partido para uma corrida de Moto3 do primeiro lugar da grelha de partida.
Porém esta rapidez ainda não foi transportada na plenitude para as corridas. Apesar de ocupar o quarto posto do campeonato e dos oito pódios já alcançados, Martín ainda não conseguiu subir ao lugar mais alto do pódio. No entanto a continuar nesta bitola será uma questão de tempo até o piloto de 19 anos conseguir o seu primeiro triunfo no Mundial.
Quem sabe se não será já em Valência, naquela seria uma despedida em cheio da temporada de 2017, onde foi um dos principais intervenientes em Moto3.