Moto2: Yamaha coloca Kohta Nozane na VR46 Master Camp
No Mundial de Superbike, Kohta Nozane não correspondeu às expectativas da Yamaha. Para 2023, o ex-campeão japonês na classe Moto2 será acomodado no Team Yamaha VR46 Master Camp.
A Yamaha Motor Racing continuará a comandar a nova Yamaha VR46 Master Camp Team no Campeonato Mundial de Moto2, equipa criada em 2022 e para qual a Yamaha Japão e a VR46 concordaram num programa de três anos.
Este ano estão contratados o espanhol Manuel Gonzalez e o tailandês Keminth Kubo, que conseguiu o seu melhor resultado até ao momento com o nono lugar na sua corrida caseira em Buriram há apenas uma semana.
“O nosso principal objetivo com a Master Camp Team não é encontrar pilotos de MotoGP”, disse Lin Jarvis, diretor administrativo da Yamaha Motor Racing. “Em primeiro lugar, a nossa intenção com este projeto é nutrir os talentos da Yamaha, especialmente da região asiática. Esse era o objetivo inicial deste projeto. Se esta equipa também nos ajudar a encontrar talentos para o MotoGP, é um efeito colateral bem-vindo.”
Manuel Gonzalez é espanhol, não asiático. No entanto, o bicampeão do Mundial de Supersport teve a oportunidade este ano a oportunidade na Moto2, simplesmente porque não havia candidatos suficientes da região asiática.
A Yamaha Japan apoia há varios anos Kohta Nozane que se tornou campeão japonês de Superbike em 2020 e que tem sido um dos pilotos de testes da Yamaha no MotoGP, como no shakedown de Sepang no início deste. No entanto, o piloto japonês de 26 anos no Mundial de SBK não corresponde às expectativas: soma apenas 14 pontos em 58 corridas, ocupa um decepcionante 19º lugar no campeonato de piloto e, definitivamente, parece não ter muito jeito para pilotar motos de produção. A ver vamos na classe intermédia em 2023.