Moto2 França: Peco Bagnaia vence, Miguel Oliveira em 6º sobe ao 2º lugar do campeonato

Por a 20 Maio 2018 12:12

Francesco Bagnaia faz uma excelente operação em LeMans, dominando por completo o fim-de-semana em que obtém a pole position, vence a corrida e reforça a sua liderança no campeonato.

Lorenzo Baldassari é o grande derrotado nesta corrida em que nunca conseguiu ter ritmo para andar nos primeiros lugares e ao cair, perde a segunda posição do campeonato perdendo pontos preciosos para Bagnaia que está agora a 34 pontos.

Quem faz uma excelente operação nesta 5ª corrida do campeonato é mais uma vez Miguel Oliveira que partindo duma modesta 10ª posição na grelha, após mais uma medíocre sessão de qualificação, consegue fazer uma primeira volta de corrida fantástica onde chegou ao 5º lugar. No final Miguel Oliveira terminou no 6º lugar da geral mas mesmo assim subiu ao 2º lugar do campeonato beneficiando do abandono de Baldassari.

Também Alex Marquez conseguiu tirar um bom potencial desta corrida em que esteve sempre em segundo, mantendo alguma pressão a Bagnaia ao longo da corrida, mas sem nunca estar em posição de poder chegar á liderança. Ainda assim desta vez Marquez foi consistente, teve paciência para manter um ritmo controlado, evitando uma possível queda, e assim marcando preciosos pontos no campeonato onde agora está na 3ª posição a apenas 6 pontos do segundo classificado Miguel Oliveira.

Filme da corrida:

Grande arranque de Miguel Oliveira que consegue sair da 10ªposição para uma volta inicial de antologia que o levou ao 5º lugar, atrás de Binder (4º), Schrotter (3º), Marquez (2º) e Bagnaia (1º).

Bagnaia e Marquez distanciam-se desde logo dos restantes , num cenário nada parecido ao da corrida anterior de Moto3 em que todos os pilotos rodaram sempre roda com roda.

A luta pelo comando está para já reservada a Bagnaia e Marques, mas ligeiramente atrás vem um grupo de 5 pilotos liderado por Schrotter (3º), Mir (4º), Binder (5º) e Oliveira que entretanto se deixa ultrapassar por Baldassari e cai para 7º posto.

Na frente Marquez persegue Bagnaia sem no entanto se conseguir chegar suficientemente para tentar a ultrapassagem, e um pouco mais atrás Baldassari que vinha em 4º sofre uma queda e abandona.

A 17 voltas do final é a seguinte a classificação:

1º Bagnaia/2º Marquez/3ºSchrotter/4ºMir/5ºFenati/6º Miguel Oliveira/7ºVierge/8ºBinder

Os dois primeiros rodam muito próximo, mas depois existe um fosso para Schotter e Mir que se aproxima cada vez mais e parece estar com intenções de atacar o 3º lugar.

Mais atrás Miguel Oliveira sente Xavi Vierge a aproximar-se cada vez mais e a concretizar o seu ataque a 12 voltas do final.

Joan Mir ataca Marcel Schrotter e ultrapassa-o a 11 voltas do final conseguindo chegar ao 3º lugar.

Na frente Bagnaia consegue controlar Marquez e distam já 5s de Mir. O ritmo dos 2 da frente parece intensificar-se á medida que Marquez vai pressionando, tentando aproximar-se, mas Bagnaia parece sentir-se confortável respondendo sempre e não permitindo a aproximação.

Joan Mir entretanto consegue ganhar alguma vantagem a Schrotter e Xavi Vierge  consegue alcançar Romano Fenati e rouba-lhe o 5º posto. Miguel Oliveia mantém-se na 7ª posição mas aproximando-se de Fenati que vem perdendo ritmo á medida que os seus pneus vão perdendo aderência. Miguel Oliveira consegue recuperar o 6º lugar a 6 voltas do final.

Na frente Bagnaia consegue finalmente ganhar alguma distancia a Marquez que sente algum desgaste nos pneus, mas parece estar seguro face a Mir que está cerca de 4s atrás.

Miguel Oliveira aumenta o seu ritmo e parece aproximar-se de Xavi Vierge a quem está a ganhar terreno. Mas Romano Fenati consegue manter-se bastante perto de Miguel Oliveira, pelo que este não pode descuidar a sua traseira enquanto vai tentando aproximar-se de Vierge.

E é isso mesmo que acontece, Miguel Oliveira consegue colar-se á traseira de Vierge que apresenta forte desgaste nos seus pneus, fruto do esforço realizado na recuperação do final da grelha no inicio ate á 5ª posição..

Entrando na ultima volta, Bagnaia lidera confortavelmente, Marques conformado com o 2º lugar e Joan Mir também confortável no 3º lugar garantindo o seu primeiro pódio em Moto2 na sua 5ª corrida.

Peco Bagnaia vence, aumentando a liderança no campeonato mas Miguel Oliveira com a 6º posição obtida consegue mesmo assim chegar ao 2º lugar do campeonato por troca com Lorenzo Baldassari que caiu, não conseguindo marcar pontos.

 

 

author avatar
Pedro Mendes
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x