KTM RC16 – MotoGP 2017
Um potente V4 de 1000cc com mais de 250 cv e 153 Kg
Com o Campeonato do Mundo de Moto GP à porta e a primeira prova agendada já para 26 de Março no Qatar, iremos conhecer aqui no Motosport as motos e os pilotos que irão alinhar este ano.
Assim sendo decidimos começar pela fantástica e promissora KTM RC16 que irá disputar este ano, por primeira vez, a classe raínha da competição em motos, a classe de Moto GP.
Depois de se afirmar com sucesso como construtor de motos de competição no Red Bull Roockies Cup e no Campeonato do Mundo de Moto3, a KTM assumiu o compromisso e anunciou em 2014 que iria começar a desenvolver uma moto de MotoGP. E enquanto os seus engenheiros tratavam de conceber um novo motor de 4 cilindros em V de 1.000cc, a marca decidiu ir recrutando vários pilotos veteranos de MotoGP, que contribuiram definitivamente para o seu gradual desenvolvimento. As últimas afinações foram realizadas com a contribuição de Alex Hoffman e Mika Kalio, sendo que este último alinhou no Grande Prémio de Valência em 2016 para fazer apenas umas voltas e regressar às boxes antes do final da corrida.
Entretanto a KTM decidiu contratar os pilotos Bradley Smith e Pol Espargaró, ambos anteriormente na equipa da Tech3, para se lançarem no Campeonato Moto GP deste ano aos comandos das belíssimas e potentes RC16.
Com cerca de 250 CV de potência e 153 Kg de peso o V4 de 1000cc da KTM RC16 ainda está aquém da sua concorrência, considerando os resultados nos testes pre-season a que temos assistido. No entanto estamos convencidos que no decorrer de 2017 a RC16 irá mostrar todo o seu potencial e começar a disputar os lugares de pódio em igualdade de circunstâncias que os demais.
Equipa e Pilotos Oficiais KTM RC16 – Moto GP 2017
Equipa : Red Bull KTM Factory Racing
Pilotos : Bradley Smith e Pol Espargaró
Características Técnicas da Moto
– Motor : 4 cilindros em V, arrefecimento líquido, valvulas pneumáticas
– Cilindrada : 1.000 cm3
– ECU : Magnetti Marelli
– Caixa de Velocidades Seamless
– Potência : superior a 250 cv
– Regime Máximo : 19.000 rpm
– Quadro : Treliça em aço tubular, braço oscilante em alumínio
– Suspensão : amortecedor e suspensão invertida da WP
– Travões : Brembo
– Comprimento : 1.400 mm
– Altura da baquet : 850 mm
– Depósito : 22 litros
– Peso : 157 kg – de acordo com o regulamento da FIM
Galeria