GP Qatar MotoGP: Estreantes com sortes distintas
A primeira corrida da temporada de 2017 ficou marcada pela estreia de quatro pilotos: Johann Zarco, Álex Rins, Jonas Folger e Sam Lowes. Provenientes do Moto2 e com prova dadas nesta competititva categoria, existiam grande expectativas quanto ao que poderiam fazer estes pilotos debaixo da iluminação artificial do circuito de Losail.
Quem mais foi impressionou foi inevitavelmente Johann Zarco. Bicampeão do mundo de Moto2, o piloto francês esteve a um bom nível nos treinos garantindo a quarta posição, lugar onde após o cancelamento da qualificação partiu. Sem qualquer tipo de complexo, Zarco saltou nos momentos iniciais da corrida para o primeiro lugar aos comandos da Yamaha M1 da Tech 3. Quando se pensava que seria ‘sol de pouca dura’ a verdade é que o gaulês estava a distanciar-se dos mais diretos rivais quando no início da sexta volta e numa fase em que segundo o próprio tinha entrado num “certo relaxe” sofreu uma queda, que colocou um ponto final no sonho de vencer a sua primeira corrida na classe rainha. Apesar do abandono ficou dado o mote para quem sabe mais brilharetes de um piloto que está a revelar uma extraordinário adaptação à classe rainha.
Mais atrás, Álex Rins acabou com a saída de cena do seu grande rival em Moto2 por ser o melhor estreante em pista ao terminar o Grande Prémio do Qatar no nono lugar. Um bom resultado para o piloto da Suzuki, que partiu de um distante 18º lugar, depois de ter sentido dificuldades nos treinos livres. Rins foi seguido por Jonas Folger, que fechou o top 10 aos comandos da segunda Yamaha M1 da Tech 3. O piloto alemão foi muito consistente durante todo o evento e afirmou após a corrida que poderia ter alcançado uma “melhor classificação se não tivesse sido demasiado cauteloso na fase inicial da corrida, pois não queria cometer um erro estúpido e captar uma atenção negativa”.
Por último, Sam Lowes foi dos estreantes aquele que esteve mais discreto durante todo o fim de semana, rodando sempre na parte final do pelotão com a sua Aprilia RS-GP. Contudo o irreverente piloto britânico conseguiu cumprir o desiderato de terminar a primeira corrida na classe rainha ao ver a bandeira de xadrez no 18º posto.