GP Américas MotoGP: Marc Márquez responde a Maverick Viñales
O piloto da Honda terminou o primeiro dia de acção no circuito de Austin com o melhor tempo. Marc Márquez, que havia sido segundo na primeira sessão do dia, rodou em 2m04.061s nos últimos momentos da sessão e deixou a 0.286s Johann Zarco, que mais uma vez foi o melhor piloto privado em pista e mostrou todo o seu valor aos comandos da M1 da privada Tech 3.
Piloto mais rápido na primeira sessão do dia, Maverick Viñales foi terceiro contudo o homem da Yamaha não utilizou durante a sessão o composto mais macio que a Michelin trouxe para a pista texana, guardando a utilização destes pneus para o dia de amanhã em que terá lugar a qualificação. Seguiu-se Valentino Rossi, mas já a 0.745s de Marc Márquez. Porém o piloto italiano teve um dia de abertura do Grande Prémio bem positivo situação contrária ao que havia acontecido em Losail e Termas de Río Hondo, onde ficou sempre fora do top 10. Dani Pedrosa completou o top cinco sendo seguido pelo melhor homem da Ducati, Andrea Dovizioso.
Nota ainda para Andrea Iannone que foi 10º e o melhor piloto da Suzuki, enquanto o seu colega de equipa, Álex Rins, viu o motor da sua GSX-RR ceder durante a sessão. Já Jorge Lorenzo, depois do sexto lugar na primeira sessão do dia, desta feita foi apenas 11º pelo que virtualmente está novamente fora do acesso directo à Q2, a fase decisiva da qualificação. Lorenzo ficou a 0.140s de Iannone, o último piloto que para já está nesse restrito lote.
Quem também desiludiu foi Álvaro Bautista, que quedou-se somente pelo 16º lugar quase a dois segundos de Marc Márquez, isto depois de ter colocado a sua Ducati Desmosedici GP16 no quinto lugar no primeiro treino livre. O seu colega, Karel Abraham, também não esteve melhor ao não evitar uma queda algo violenta. Destaque também para a KTM, que nesta sessão testou uma nova solução da carenagem da sua máquina.