GP Américas MotoGP: Aprilia e KTM em branco
O Grande Prémio das Américas, em Austin, certamente não será recordado no futuro no campo da KTM e Aprilia, pois terminaram o fim de semana sem pontos.
A KTM, que continua em clara fase de desenvolvimento da RC16, rodou durante o fim de semana com a nova carenagem e consequente a acumular informação muito importante num dos mais exigentes circuitos do calendário. Porém em termos de resultados não conseguiu repetir o que havia feito no GP da Argentina, onde somou os primeiros pontos na classe rainha. Pol Espargaró somou o primeiro abandono da época com problemas de embraiagem na moto, enquanto Bradley Smith quedou-se pela 16º posição. Agora com a chegada do Mundial ao continente europeu espera-se que a estrutura de Mattighofen consiga subir um degrau, pois começará a rodar em circuitos onde já testou ao contrário do que aconteceu em Losail, Termas de Río Hondo e Austin.
Quanto à Aprilia teve o segundo Grande Prémio consecutivo sem pontos, um cenário ao qual a marca de Noale nunca tinha conhecido na classe rainha. O estreante Sam Lowes averbou o segundo abandono consecutivo ao não evitar uma queda. O piloto britânico, que ainda não pontuou, continua a revelar algumas dificuldades de adaptação à RS-GP e ao MotoGP.
Já Aleix Espargaró sofreu várias quedas durante os treinos cronometrados e na corrida, onde partiu da última posição, debateu-se com problemas no pneu dianteiro, tendo mesmo sido obrigado a parar nas boxes para trocar o pneu. Acabou por terminar a contenda no 17º lugar a duas voltas dos primeiros. Melhores dias a estrutura italiana esperará no Grande Prémio de Espanha em Jerez de la Frontera.