Dall’Igna: “Não gostaria de ver as asas eliminadas”

Por a 4 Maio 2016 10:23

O tema das asas aerodinâmicas continua a dar muito que falar no paddock do MotoGP. Numa fase em que a Honda testou pela primeira vez nos testes oficiais de Jerez três pares de asas, a discussão em torno desta solução não tem deixado ninguém indiferente.

Isto num momento em que  a Comissão de Grandes Prémios está à espera de votar uma proposta da Associação de Construtores para impedir a utilização das famosas asas já a partir do próximo ano, pois segundo este organismo esta solução faz disparar os custos e coloca em causa a segurança dos pilotos.

Em relação a esta temática o diretor geral da Ducati Corse, Gigi Dall’Igna, explicou que não gostaria de ver “esta solução eliminada porque alguém começou a desenvolver esta solução e agora tem uma vantagem.  Já falámos muito sobre o incidente de Iannone e Márquez, mas essa situação demonstrou que a asa caiu imediatamente a seguir ao contacto. Claro que existe espaço para melhorar. Estamos abertos a discutir estes aspectos”.

 

author avatar
Alexandre Melo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
1 Comentário
antigo
recente mais votado
Inline Feedbacks
View all comments
TDNM
TDNM
8 anos atrás

não gosto das asas. não sei se são perigosas e acho que ninguem sabe…o poisa-pés também é uma “lâmina”.
Apesar de tudo compreendo a ducati. Agora que as asas estão a dar resultados querem elimina-las pk estão atrasados. enfim…é o normal. quem está na frente n quer ficar pra tras e quem está atras quer subir. Por mim, eliminavam as asas, ponto final.
Se não, pelo menos têm que definir uma área máxima, assim como uma largura máxima para as motos com asas…limitar de alguma forma o tamanho. quanto a serem “lâminas” têm que resolver isso com materiais ou formas menos perigosas…

também acho que devem proibir, e pra isso demonstrar técnicamente, nos túneis de vento que as asas não criam turbulência para a mota que vem atrás…o propósito único das asas deveria ser downforce e estabilidade e nada mais além disso…
quem não conseguir usar as asas nesse sentido deveria ser proibido de as usar até alcançar o objetivo.

No caso especifico do ianonne e marquez…a camara não caiu, ficou pendurado pelos cabos…corta o suporte e n corta os cabos?! desconfio…
No caso do pedrosa e dovi, bem…as asas eram o menor dos problemas do dovi…levar com uma mota no lombo é fatal e o “SIC” é prova disso…ali, com ou sem asas é igual…é perigoso na mesma.

Espero que para o ano acabem com as asas. Gosto mais de ver as motas “limpinhas”.

Cumps.

1
0
Would love your thoughts, please comment.x