Dados e Notas de Moto2 para o arranque da temporada
O campeonato do Mundo de Moto2, arranca amanhã no Qatar com a primeira sessão de treinos livres. Miguel Oliveira é o primeiro português a alinhar na categoria intermédia do Mundial de Motociclismo. Conheça alguns dados estatísticos sobre do Mundial de Moto2
Nenhum campeão de Moto2 ganhou a prova inaugural da temporada no Qatar, nem nunca um campeão conseguiu vencer por duas vezes consecutivas o campeonato. Johann Zarco vai tentar fazê-lo esta temporada.
Os pilotos do ano passado que não vão estar na grelha de partida de Moto2 em 2016 são os seguintes: Tito Rabat, Mika Kallio, Randy Krummenacher, Anthony West, Azlan Shah, Ricky Cardús, Louis Rossi, Florian Alt y Thitipong Warokorn.
As novas caras no Mundial de Moto2 são: Efrén Vázquez (JPMoto Malaysia), Luca Marini (Forward Team), Ratthapark Wilairot (Idemitsu Honda Team Asia), Isaac Viñales (Tech 3 Racing), Alessandro Tonucci (Tasca Racing Scuderia Moto2) , Miguel Oliveira (Leopard Racing), Danny Kent (Leopard Racing), Mattia Pasini (Italtrans Racing Team), Edgar Pons (Paginas Amarillas HP 40) e Xavi Vierge (Tech 3 Racing).
- 16 pilotos já venceram Grandes Prémios anteriormente.
- Entre ele somam 95 vitórias em Grandes Prémios no Campeonato do Mundo.
- Cinco dos pilotos presentes em Moto2 venceram o Campeonato do Mundo de 125cc/Moto3: Thomas Lüthi (Garage Plus Interwetten), Julián Simón (QMMF Racing Team), Sandro Cortese (Dynavolt Intact GP), Álex Márquez (Estrella Galicia 0,0 Marc VDS) e Danny Kent (Leopard Racing).
O piloto mais jovem na grelha de Moto2 é Luca Marini, que contava 21 dias de vida quando o seu irmão por parte da mãe,Valentino Rossi, conquistou o título mundial de 125cc en Brno en 1997. Marini será um dos cinco pilotos de Moto2 menores de 21 anos quando começar a temporada. Na mesma condição estão, Jesko Raffin, Álex Márquez, Lorenzo Baldassari e Xavi Vierge. O piloto mais velho da grelha é Mattia Pasini, que regressa ao campeonato de Moto2 depois de várias aparições com wildcard nesta categoria na última temporada. Pasini será assim o único piloto de Moto2 que passa a fasquia dos 30 anos de idade no arranque da temporada.