O campeão voltou
Pelo segundo ano consecutivo o Campeonato Nacional de Enduro visitou Souselas, vila que fica situada perto da cidade de Coimbra, para a quinta jornada do ano. O 2º Enduro ACTT Souselas marcou a entrada do Nacional na segunda metade da temporada. Depois do mau tempo ter acompanhado a caravana do campeonato nas jornadas de Vila de Rei, Gouveia e Valpaços, desta feita a prova organizada pelo Alhastro Clube TT contou com piso seco e sem a presença da indesejada chuva.
Pela frente os concorrentes tiveram um percurso de 50 quilómetros desenhado no concelho de Coimbra, onde estavam as habituais três especiais cronometradas: Enduro, Extreme e Cross Test. Os pilotos das categorias Elite e Open tiveram de realizar três voltas e meia, os Verdes e Veteranos duas e as restantes classes que integram o campeonato percorreram duas voltas.
Oliveira diz presente
Ainda à procura da primeira vitória esta temporada, Luís Oliveira precisava de entrar a todo o gás nesta segunda fase da época para manter vivas as esperanças de revalidar o título alcançado em 2015. E foi isso mesmo que o vice-campeão do Mundo de SuperEnduro fez ao demonstrar toda a sua rapidez durante as 12 especiais cronometradas. O piloto da Yamaha subiu ao lugar mais alto do pódio pela primeira vez esta época, depois de ter vencido três especiais. Para além da vitória na prova, Oliveira foi ainda o mais forte na categoria Elite 1.
No segundo posto ficou Luís Correia. O piloto da Beta desta feita não conseguiu repetir o triunfo alcançado em Vila de Rei e Valpaços, apesar de ter garantido o primeiro posto na categoria Elite 1. Correia venceu seis especiais, no entanto, os 24s cedidos na primeira especial da competição (Extreme Test) foram fatais para as aspirações do piloto da Moçarria. Contudo fica na retina a boa recuperação de Correia.
Regressado do Rali de Merzouga, Gonçalo Reis repetiu o resultado obtido em Valpaços ao ser terceiro. Foi igualmente o terceiro pódio da época para o piloto do Magoito. Apesar de não ter evitado uma queda, Reis realizou uma prova consistente, tendo vencido duas classificativas, sendo que na derradeira especial da contenda ascendeu ao lugar mais baixo do pódio por troca com Diogo Ventura. No final apenas 0,6s separaram os dois pilotos.
Já para Diogo Ventura este foi o regresso ao Nacional de Enduro, depois de ter falhado a última ronda. O piloto Gas Gas foi o primeiro líder da prova e esteve em Souselas a ganhar ritmo de forma a preparar a próxima ronda do EnduroGP, que se irá realizar este fim de semana em Heinola na Finlândia. Fernando Ferreira foi quinto na primeira prova que realizou esta época no Nacional.
Quanto a Joaquim Rodrigues, que voltou a não ter sorte e somou o segundo abandono consecutivo nesta temporada. O piloto de Barcelos sofreu uma queda durante a última especial da primeira volta, a Cross Test. Nota para facto de estes resultados nas categorias de Elite serem ainda provisórios, devido a um apelo apresentado por um piloto junto da organização após a realização da prova.
Já na categoria Open, João Vivas foi o mais forte venceu pela terceira vez nesta temporada. André Mouta foi segundo a 2m40s e Joel Vieira completou o pódio.
A próxima jornada do Campeonato Nacional de Enduro será o tradicional Enduro de Águeda, prova organizada pelo Águeda Action Club – ACTIB e que se irá realizar no dia 10 de julho.