ISDE, Final: Grã-Bretanha vence Troféu Mundial e Senhoras, Itália triunfa nos Juniores
A 96.ª edição dos International Six Days Enduro foi marcada pelo regresso às vitórias da Grã-Bretanha no Troféu Mundial.
Troféu Mundial
Ao fim de 6 intensos e exigentes dias de competição na Steve Holcombe, Nathan Watson, Jed Etchells e Jamie McCanney alcançaram o primeiro triunfo dos britânicos em 69 anos de história dos ISDE!
O quarteto de sua Majestade assumiu o comando no segundo dia e não mais o largou até final. Nathan Watson foi quase sempre o “porta-estandarte” da equipa mas o segredo foi a consistência de todos os pilotos, não esquecendo que Steve Holcombe não participava nos ISDE desde 2013.
Os britânicos venceram com 4m45s de vantagem sobre a seleção de Itália, os vencedores da edição de 2021.
“Capitaneados” por Andrea Verona, os transalpinos estiveram sempre em luta direta com a Espanha e, no final da prova, apenas 43 centésimas de segundo separaram as duas equipas!
Os espanhóis subiram assim ao degrau mais baixo do pódio e Josep Garcia foi o vencedor individual pela segunda vez, ele que dominou toda a semana de competição.
O 4.º posto foi para a França na frente dos Estados Unidos da América, vencedores da edição de 2019.
Portugal perdeu Gonçalo Reis no quarto dia e, num ano em que contavam todos os resultados individuais, Diogo Vieira, Abel Carreiro e Ricardo Wilson não conseguiram ir além da 20.ª posição.
Troféu Júnior
A Itália foi a vencedora do Troféu Júnior numa equipa em que fez parte Morgan Lesiardo, conhecido piloto que este ano fez a totalidade do campeonato nacional de Enduro.
A Finlândia foi a mais seria opositora dos transalpinos ao terminarem com uma diferença de 2m52s ao fim dos seis dias de corrida. Um pouco mais para trás a Austrália ocupou o último degrau do pódio.
Renato Silva, Frederico Rocha e Tomás Clemente levaram Portugal à 9.ª posição final com uma prestação muito consistente que culminou com a vitória de Silva no Grupo B na prova de Motocross que marcou o sexto dia de competição.
Troféu Senhoras
A Grã-Bretanha conquistou a sua primeira vitória de sempre entre as Senhoras com as experientes Jane Daniels, Rosie Rowett e Nieve Holmes.
As britânicas bateram a equipa da casa, a França, por uns expressivos 15m03s enquanto que a Austrália juntou o pódio no Troféu Senhoras ao alcançado no Troféu Júnior.
Depois da 4.ª posição alcançada em 2021, Portugal não fez desta vez alinhar uma equipa feminina.
:.
(Foto: FB ACU British ISDE Team)