Extreme Enduro: Edição 2017 da Porto Extreme XL Lagares promete ser a mais dura
Está tudo pronto para o arranque da 13ª edição do Porto Extreme XL Lagares que se realiza já no fim de semana.
A edição deste ano conta com uma das melhores listas de inscritos dos últimos anos e Paulo Moreira Melicia, responsável pela organização da prova, não tem dúvidas em afirmar que: “É a melhor lista de inscritos de sempre, vamos ter o prólogo na Ribeira do Porto, mas antes as motos vão ficar em parque fechado em frente à Câmara Municipal e depois seguem pela cidade até à Ribeira onde teremos então o prólogo, que se realiza já amanhã ”.
O famoso prólogo da Ribeira do Porto vai contar com um percurso de 1,5 km, com diferentes obstáculos, que irão por à prova as capacidades dos pilotos e terá lugar entre as 10h00 e as 17h00.
No entanto será no domingo, último dia de prova, que o será servido o ‘prato’ principal da edição 2017 do Porto Extreme XL Lagares, com os pilotos a ter de percorrer 3 voltas a um circuito com cerca de 25 km, percorrendo os trilhos de Paredes e Penafiel, em especial na freguesia de Lagares, local onde nasceu este evento.
“Vamos contar com algumas novidades este ano, entre as quais a realização de três voltas para a categoria Pro, ao percurso do últimos dia, isto se o tempo estiver seco, se estiver chuva vamos apenas realizar as habituais duas voltas. Em matéria de percurso, vamos contar com uma zona que não utilizamos desde 2010, só para a classe Pro. É o túnel de Figueira, uma zona de acesso bastante inclinado onde criamos algumas rampas artificiais para permitir que os pilotos desçam e depois vão ter de atravessar um túnel natural em pedra com cerca de 60 metros, mas onde a dificuldade para o ultrapassar é acrescida”.
Quanto a favoritos à vitória, Paulo Moreira Melicia, diz que são bastantes mas que Alfredo Gomez (KTM) pode tirar partido do conhecimento que tem da prova: “Esta será a sua sexta participação na prova e por isso penso que pode ser uma vantagem. Para além disso está num bom momento de forma o que pode ajudar a conseguir vencer a edição deste ano”.
Contudo o responsável pela organização do Porto Extreme XL Lagares, não esconde que Gomez não terá vida fácil. “O Mario Roman e Wade Young (Sherco), vão ter uma palavra a dizer nesta edição da prova, porque são mais conhecedores do terreno que a maioria dos presentes. Contudo a prova vai ser certamente muito dura e se estiver calor como se espera, tudo pode mudar de um momento para o outro”.