EnduroGP: Revelada nova categoria e calendário provisório para 2017
A temporada de 2016 do EnduroGP, a primeira com esta denominação, caminha para o seu fim. Com a realização do GP de Itália este fim de semana em Fabriano, fica apenas a faltar o GP de França no início de setembro, pelo que surgiram as principais novidades para a próxima época, estando estas relacionadas com as categorias em competição e o calendário.
Depois em 2016 se ter assistido à criação de um nove nome para o Mundial, EnduroGP, que passou também a ser uma nova classe, a principal do campeonato (engloba as categorias E1, E2 e E3), para 2017 a Federação Internacional de Motociclismo, os promotores do campeonato, a ABC Communication, e os construtores chegaram a um acordo para a criação de uma nova categoria a Enduro2, que irá englobar todas as motos inferiores a 250cc de 2 ou 4 tempos.
Com o aparecimento desta classe as tradicionais categorias E1, E2 e E3 irão desaparecer ficando apenas a EnduroGP. Esta irá reunir motos superiores a 250cc a 2 ou 4 tempos sendo que não existirá limites de entrada nem de idade. O mesmo acontece na nova categoria Enduro2. As categorias Júnior, Senhoras bem como a competição destinada aos mais novos, a Youth Cup, não irão sofrer alterações.
Quanto ao calendário provisório para 2017 tem nove Grandes Prémios mais um em comparação com este ano. Em reserva estão ainda duas datas: 29/30 de abril e 7/8 de outubro. Contudo as novidades ao nível do calendário não ficam por aqui, pois para 2017 está prevista a realização de uma prova no inverno, que será a de abertura da época.
O Grande Prémio da Finlândia irá se realizar entre 25 e 26 de março em Päijänne que substitui Heinola. Em comparação com este ano apenas os Grandes Prémios de Finlândia, França e Itália se mantêm no calendário provisório. Saem Marrocos, Portugal, Suécia, Grécia e o País Basco, sendo que neste caso continua a existir uma prova em território espanhol, mas agora denominado GP de Espanha.
Caminho inverso fazem os Grandes Prémios da Hungria, Eslováquia, México, Reino Unido e da Alemanha, que entram no EnduroGP. A Alemanha, em Zschoppau, vai mesmo receber a última ronda do ano entre 20 e 22 de outubro, enquanto que a prova britânica está prevista ser no formato enduro sprint. Estão assim previstos novos destinos para 2017 tudo para tornar a modalidade mais atrativa e responder aos desejos dos construtores presentes em competição.