EnduroGP, Eslováquia, 2º Dia: Verona foi o ‘Rei da Lama’, Holcombe ainda mais líder
Já anteviamos que um dia Andrea Verona (GasGas) iria despontar, e foi isso que aconteceu na corrida dura e lamacenta de domingo, com os dois primeiros a terminaram separados por 2,4 segundos! Frederico Rocha enfrentou bem as dificuldades para ser um dos valorosos finalistas da classe Youth dos mais novos.
O campeonato do mundo de EnduroGP de 2023 prosseguiu este domingo em Gelnica, na Eslováquia, com um segundo dia torrencial chuvoso que transformou os trilhos em rios de lama, no qual Andrea Verona foi o mais perfeito para vencer o seu primeiro GP da temporada para a GASGAS, deixando o segundo a 2,4 segundos, Steve Holcombe que mantém a liderança do campeonato. Depois de um zero no sábado, Frederico Rocha (GasGas) foi um dos valorosos finalistas da classe Youth.
Face às dificuldades do terreno, o segundo dia foi marcado por numerosos abandonos, com menos de 10 pilotos a terminarem nas respectivas classes seniores (E1, E2 e E3).
O dia desenrolou-se com uma história semelhante ao primeiro dia: Steve Holcombe foi mais rápido nos testes mais difíceis e mais longos para acumular na frente uma vantagem de 10 segundos que em pouco tempo se tornou um déficit de 20 segundos no primeiro teste de enduro da segunda volta, quando a sua Beta decidiu que precisava ‘descansar’ um pouco…
Verona herdou a liderança e a partir daí o controle passou a ser dele, apesar de uma chuva horrenda que dificultou a vida de todos. Os tempos de Holcombe deram-lhe uma chance e a diferença diminuiu drasticamente, antes de Verona manter todos em expectativa porque acabou por fazer o último teste mais tarde do que a maioria dos seus rivais. 10 segundos mais lento que Holcombe, isso foi o suficiente para o italiano conquistar a sua primeira vitória na geral e na classe E2 da temporada. “Cometi alguns erros hoje, mas as condições eram muito, muito difíceis e todos cometeram erros” explicou Andrea. “Estou muito feliz com a minha pilotagem neste fim de semana e com a vitória na geral. Foi bom para a equipa porque os últimos GPs foram difíceis para nós”.
Steve Holcombe estava mais do que feliz com a pilotagem neste fim de semana, até porque ele assumiu a placa de ouro de líder do campeonato: “Sabia que vir aqui era uma chance de somar alguns pontos. Após a vitória na Suécia e no Campeonato Italiano, a sensação foi muito boa com a moto e os testes foram longos, era o meu tipo de corrida realmente. Tentei manter a consistência durante todo o fim-de-semana e o Andrea também andou muito bem. Sabíamos que havia chance de chuva, mas eu não esperava tanto! Cometemos alguns erros e tive um problema técnico em um que me fez perder muito tempo, mas às vezes é assim. Depois de um dia como este, estou feliz por ficar em segundo e com a placa de ouro para Portugal.”
A luta para ser o melhor piloto da Sherco novamente se estendeu ao pódio geral com Hamish Macdonald a receber essa honra hoje. O Kiwi tem ameaçado toda a temporada e com Freeman e Garcia fora de jogo neste fim de semana, alcançou o seu primeiro pódio no EnduroGP.
A batalha pela vitória na classe E3 viu o suéco Mikael Persson aproveitar sua experiência escandinava na neve para superar alguns dos sulcos e conquistar a vitória e o quarto lugar geral, seu melhor resultado da temporada. Notavelmente, não foi até a última volta que o lesionado Josep Garcia desistiu da vitória na classe E1. A dor do ombro lesionado provou ser demais após os dois longos dias e o piloto espanhol da KTM teve que “se contentar” com o segundo lugar na E1 e P6 geral.
Pelo terceiro dia consecutivo, Albin Norrbin foi o mais eficaz da classe nos juniores. O sueco que corre com a Fantic 300 de dois tempos já tinha ganho meio minuto de vantagem no final da primeira volta. Atrás de Albin as coisas estavam muito mais próximas com uma luta a três entre Jed Etchells, Max Ahlin e Jeremy Sydow pelos lugares do pódio. Etchells mudou na última volta para se livrar e diminuir a enorme diferença para o primeiro, não foi o suficiente Norrbin vence pelo terceiro dia na recuperação, Etchells mantém sua liderança de pontos com o segundo para uma dobradinha Fantic e Max Ahlin reivindicou o último lugar no pódio Júnior.
Thibault Giraudon repetiu o desempenho para começar o seu primeiro dia em Gelnica, liderando a classificação da categoria Youth sobre o seu rival francês Leo Joyon. Uma forte segunda metade do segundo dia deu a Joyon a vitória à frente dos quatro primeiros franceses de Giraudon e dos irmãos Clauzier Clement e Maxime, com o líder da série Kevin Cristino a sofrer uma queda para terminar com um dos seus piores resultados da temporada, no quinto lugar.