Enduro: A história de sucesso de Taddy Blazusiak
Tadeusz Blasuziak mais conhecido como Taddy Blazusiak é um dos principais nomes no panorama mundial do Endurocross. Blasuziak que somou títulos atrás de títulos nos últimos anos, facto que que ajudou a consolidar sua posição como um dos mais bem sucedidos pilotos da especialidade.
No entanto a história de sucesso deste polaco nascido a 26 de abril de 1983, em Nowy Targ, começou precisamente no seu país e noutra especialidade. Entre 1999 e 2007, Blasuziak conquistou por sete vezes o título nacional de Trial. Ao mesmo tempo venceu em 2003 e 2004 o campeonato alemão de Trial e o Europeu da especialidade também em 2004. Para além destes triunfos, o piloto polaco somou participações no Mundial de Trial Indoor, tendo como melhor resultado um sétimo lugar em 2007.
A mudança para o Enduro acontece precisamente em 2007. Nesse mesmo ano Blazusiak começa a dar nas vistas ao vencer no seu ano de estreia e com uma moto emprestada o tradicional Erzberg Rodeo, prova austríaca de Extreme Enduro. Este triunfo abriu as portas da profissionalização a Blasuziak, tendo assinado um contrato com a KTM, dando início a uma ligação que ainda se mantém nos dias de hoje.
Ainda em 2007 o piloto polaco venceu o sempre difícil evento de Hard Enduro, Last Man Standing Bulcher, e alcançou a sua primeira vitória em endurocross ao ser o mais forte no evento de Las Vegas do AMA Endurocross, tendo derrotado um dos grandes nomes da especialidade, David Knight.
No ano seguinte, Blazusiak venceu pela segunda vez consecutiva o Erzberg Rodeo e conquistou dois eventos no AMA Endurocross. Em 2009 o piloto da KTM conquistou o seu primeiro título no campeonato norte-americano de endurocross para além de ter triunfado novamente no Erzberg Rodeo e de se estreado a vencer nos eventos de extreme enduro, The Tough One e Hell´s Gate.
O ano de 2010 é marcado pelo segundo título no AMA Endurocross, numa época em que Taddy Blasuziak venceu cinco dos seis eventos que compunham o calendário. O piloto da KTM foi o primeiro homem defender com sucesso o título alcançado no ano anterior, algo que Cody Weeb conseguiu igualar este ano. 2010 trouxe também o primeiro título de SuperEnduro e o único cetro mundial de Enduro Indoor, depois de ter sido vice-campeão nos dois anos anteriores.
Em 2011 Blasuziak alcançou o tri no AMA Endurocross, tendo vencido as oito rondas da temporada. O piloto polaco venceu também pela quarta vez consecutiva o Erzberg Rodeo e conquistou o seu segundo título mundial de SuperEnduro.
Nos dois anos seguintes o piloto de Nowy Targ repetiu a receita, estabelecendo um total de cinco títulos consecutivos no AMA Endurocross. Para além deste estrondoso sucesso, Taddy Blazusiak venceu em 2011, 2013 e 2014 a prova de SuperEnduro dos X Games.
Nos últimos dois anos, o piloto da KTM não participou no campeonato norte-americano de endurocross, mas continuou a coleccionar títulos no Mundial de SuperEnduro. No total Blazusiak alcançou seis títulos, todos eles consecutivos, sendo de longe o homem com mais cetros.
Uma lesão na mão esquerda antes do inicio da temporada de 2016 arredou o polaco de um novo título mundial e surpreendente mentes, nove anos após ter despertado para o Enduro e ter conquistado tudo o que havia para conquistar Taddy Blazusiak colocou um ponto final na sua carreira desportiva ao vencer a primeira prova da nova temporada do Mundial de SuperEnduro.
O piloto de Nowy Targ deixou a sua marca no endurocross e será sempre lembrado como um dos grandes nomes desta especialidade e um dos desportistas polacos que maior sucesso obteve além-fronteiras.