W2RC, Marrocos, Et. 3: Xeque-mate de Schareina no duelo com Sanders
Tosha Schareina (Monster Energy Honda) continua a aumentar a sua liderança na classificação geral depois de vencer a etapa 3 do Rally de Marrocos, juntando-a às vitórias anteriores no prólogo e na etapa 2. O seu rival mais próximo é Daniel ‘Chucky’ Sanders (Red Bull KTM Factory Racing) que está a uma distância de 1m34s do espanhol.
Os primeiros concorrentes deixaram Zagora e dirigiram-se-se para Mengoub/Bouârfa, situada na região oriental de Marrocos. A etapa de hoje teve 687 quilómetros, dos quais 327 de especial, o que fez dela a mais longa da semana. O primeiro concorrente das motos entrou na especial às 8h00 locais. O vencedor de ontem, Tosha Schareina (Monster Energy Honda) abriu a estrada hoje. O espanhol do Team HRC largou às 8h00, três minutos à frente do seu colega de equipa Adrien Van Beveren. Daniel Sanders e a sua KTM de fábrica seguiram-se às 8h06.
Começando 3 minutos depois de Tosha Schareina, Adrien Van Beveren alcançou o seu colega de equipa após apenas alguns quilómetros da especial! O francês começou por liderar a etapa à frente do espanhol.
KM 33. Pablo Quintanilla registou o tempo mais rápido ao km 33. Foi 21 segundos mais rápido do que Daniel Sanders e 40 mais rápido do que Adrien Van Beveren (55 segundos no tempo real menos 15 de bónus de tempo). Luciano Benavides e Bradley Cox também estão a menos de um minuto do líder, com 45 e 47 segundos, respetivamente. Tosha Schareina está a 4 minutos do líder chileno.
‘Chucky’ é o novo líder virtual da etapa
Tosha Schareina começou o dia com 42 segundos de vantagem sobre Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory) na classificação geral, mas já está a perder 3′40″ para o australiano ao km 33. “Chucky” é o novo líder virtual com 2′58″ de vantagem sobre o espanhol e 7′20″ sobre Pablo Quintanilla.
KM 61. Daniel Sanders registou o tempo mais rápido ao km 61, com Pablo Quintanilla a ficar atrás por 1′12″, Luciano Benavides por 1′49″ e VBA por 2′01″. Tosha Schareina, que começou a especial em primeiro lugar, está a perder 4′01″. Na categoria de Rally2, Edgar Canet, o jovem piloto espanhol ativo no circuito nacional de motocross que fez a sua estreia no rally-raid há um ano, registou o melhor tempo ao km 33, embora com apenas 4 segundos de vantagem sobre Michael Docherty, 11 sobre Bradley Cox e 54 sobre Tobias Ebster. Quatro em linha para a BAS World KTM Racing! Romain Dumontier e a sua nova Honda parecem estar a ter dificuldades. O francês, que está a lutar para defender o seu título W2RC contra Bradley Cox, está a perder 8′29″ nesta fase inicial.
KM 105. Daniel Sanders duplicou a sua vantagem sobre Pablo Quintanilla para 2′20″ ao km 105. Van Beveren também viu o seu défice aumentar em cerca de meio minuto para 2′39″. Luciano Benavides passou de terceiro para quarto entre os controlos de tempo do km 61 e do km 105 e está agora 3′30″ atrás do seu colega de equipa da KTM. Tosha Schareina está 4′14″ abaixo. As dunas de Merzouga aguardam os ‘motards’ por volta do km 145.
Sanders tem quase 3 minutos de vantagem na classificação virtual ao 105 km da especial. Se Chucky conseguir vencer a corrida, será uma cópia do resultado de 2023, com um australiano numa KTM no degrau mais alto do pódio. Toby Price é o atual campeão. Seria a quarta vitória de um piloto australiano, após os sucessos de Price em 2016, 2018 e 2023, bem como o décimo sétimo triunfo da KTM. Mas ainda estamos a meio do rali, por isso não nos vamos precipitar…
O próximo controlo horário, a 162 quilómetros da especial, marca a saída das dunas do Erg Chebbi. Os concorrentes estão prestes a contemplar uma paisagem mágica, uma vez que a precipitação única das últimas semanas criou uma multiplicidade de lagos em redor das famosas dunas de Merzouga.
Nas Rally2, ao fim de 105 quilómetros, Bradley Cox está a menos de 1 minuto de Edgar Canet. O último vencedor do Rally de Marrocos nesta categoria, o sul-africano está também a disputar o primeiro lugar no W2RC. Atualmente em segundo lugar da geral, atrás de Romain Dumontier, Cox pode despedir-se da categoria com uma vitória e o título da Taça do Mundo de Rally 2.
Schareina e Sanders discutem a etapa
Tosha Schareina retomou a liderança da etapa depois de a ter cedido a Adrien Van Beveren durante 15 quilómetros. O espanhol foi recompensado com um bónus de um minuto à saída das dunas de Merzouga. Nesta fase da especial, Daniel Sanders continua a liderar o pelotão, com 2′29″ de vantagem sobre Pablo Quintanilla. Tosha Schareina é terceira, 2′33″ atrás, com a VBA em quarto, 4′38″ atrás.
KM 162. Tosha Schareina estava neste ponto 1m33s atrás de Daniel Sanders, depois de contabilizar os bónus de tempo. No entanto, a diferença diminuiu para 29 segundos ao quilómetro 197! A luta pela etapa está a tornar-se um duelo entre estes dois homens. Pablo Quintanilla está a 2′47″ e Adrien Van Beveren a 3′13″ de distância. O companheiro de equipa de Chucky, Luciano Benavides, está já a mais de 5 minutos do líder.
KM 232. As motos chegaram ao ponto de reabastecimento, o ponto mais distante da etapa até agora. Tosha Schareina continua a reduzir a vantagem de Daniel Sanders, agora reduzida a 22 segundos após contabilizar os bónus de tempo atribuídos ao australiano pela abertura da etapa. Adrien Van Beveren é terceiro a 3′43″ de ‘Chucky’ e Pablo Quintanilla perdeu terreno e está a 4′01″ do líder australiano. Nas Rally2, ainda distante do ponto de reabastecimento, Edgar Canet perdeu o sinal ao quilómetro 140, mas o espanhol ainda está em jogo. Enquanto esperamos pelos seus tempos, os seus companheiros de equipa Bradley Cox (primeiro) e Michael Docherty (segundo a 32 segundos) lideram a especial Rally 2 ao km 197.
6 segundos a separar Sanders de Schareina
Schareina está a aproximar-se de Daniel Sanders. Os seus 1′51″ em bónus compensam quase totalmente o seu défice de 1m57s em tempo real. Apenas 6 segundos separam os dois homens! Adrien Van Beveren está 4′40″ atrás, enquanto Pablo Quintanilla está a lutar com 6′26″.
Tosha Schareina produziu uma reviravolta de última hora para derrotar Daniel Sanders no duelo entre os dois, vencendo a etapa 3 de Zagora a Mengoub/Boârfa com 52 segundos de vantagem sobre o australiano. Chucky foi mais rápido em termos de tempo real, mas Schareina ganhou 1′51″ em bónus de tempo por ter aberto a especial. Adrien Van Beveren completou o pódio da etapa com 5′13″, enquanto Pablo Quintanilla e Luciano Benavides perderam quase 10 minutos para o vencedor. Nas Rally2, Michael Docherty passou o km 275 – o último controlo horário antes da chegada – com o tempo mais rápido, 2′37″ à frente do seu compatriota Bradley Cox e 4′24″ à frente de Edgar Canet.
RALLYGP. Tosha Schareina (Monster Energy Honda) continua a aumentar gradativamente a sua liderança na classificação geral. O seu rival mais próximo, Daniel Sanders (Red Bull KTM Factory Racing), continua a uma distância de 1′34″. Mais atrás, abriu-se um abismo enorme: Adrien Van Beveren (Monster Energy Honda) está a 15m55s, Luciano Benavides (Red Bull KTM Factory Racing) está a 17m46s e Pablo Quintanilla (Monster Energy Honda) segue-se a 18m04s. Um dia menos feliz para Ross Branch que terminou a etapa na 7ª posição, distante dos lideres.
RALLY2. Bradley Cox (BAS World KTM Racing) conquistou a sua terceira vitória consecutiva na etapa. Michael Docherty, que liderava ao km 275, acabou por ficar a 3m11s do seu colega de equipa. Edgar Canet foi o segundo classificado, a 1’32” de Cox. Este último lidera agora a geral com 14’42“ sobre Canet e 17’28” sobre Docherty.
PORTUGUESES. Na classificação da etapa (resultados ainda provisórios) ainda não constam as posições de Rui Gonçalves e António Maio à hora em que fechamos este artigo.
Nota: Resultados em atualização.