MXoN: Austrália vence o Motocross das Nações
Graças ao excelente desempenho dos irmãos Jett e Hunter Lawrence e ao 11º lugar de Kyle Webster, a equipa australiana foi a grande vencedora do Motocross das Nações à frente das seleções do Estados Unidos e dos Países Baixos.
Pela primeira vez na história, a Austrália ganhou o cobiçado Troféu Chamberlain no 77º Motocross das Nações em Matterley Basin. Na terceira final, os irmãos Jett e Hunter Lawrence que disputou as classes Open e MXGP, garantiu o triunfo na corrida de maior prestígio da temporada com o segundo lugar de Jett e o quarto lugar de Hunter.
O holeshot para a terceira final foi inicialmente vencido pelo altamente motivado americano Eli Tomac ( Yamaha ) à frente de Jeremy Seewer (Kawasaki) e Hunter Lawrence (Honda). Seguiram-se Jorge Prado (GASGAS), Tim Gajser (Honda) e Ken Roczen ( Suzuki ).
Jett Lawrence que largou da pior posição inicial, primeiro teve que subir do 12º lugar. Já na segunda volta ‘ Jett son’ estava na 6ª posição e ao fim de metade da corrida já tinha cedido todos os ‘grandes rebatedores’ à sua frente, incluindo Jorge Prado, o irmão Hunter e Eli Tomac ( Yamaha ).
Ken Roczen caiu para o 8º lugar na primeira volta e mais tarde caiu na volta 11 depois de ficar com o apoio para os pés preso num sulco profundo. Antes que pudesse continuar a corrida caiu para o 12º lugar e no final subiu para o 10º lugar. Tim Gajser venceu o líder Tomac na 8ª volta e assumiu a liderança. Nas voltas finais, Jett chegou cada vez mais perto por trás e no final tudo foi uma questão de prestígio entre Gajser e Lawrence .
Na última curva antes da chegada, Gajser fez uma jogada decisiva para dentro e cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, logo à frente de Jett . No entanto, isso não alterou o resultado final. A Austrália venceu por 3 pontos a equipa dos EUA e a seleção holandesa, que repetidamente teve problemas devido a quedas dos três pilotos.
A atual campeã França também não teve sorte nesta corrida. Primeiro Maxime Renaux ( Yamaha ) caiu e caiu do 9º para o 11º lugar e a três voltas do fim, Romain Febvre (Kawasaki) na 6ª posição também teve que abandonar após um erro. O que exatamente aconteceu com Febvre foi difícil de determinar. Ele provavelmente bateu com a cabeça no guiador e teve que desistir da corrida.
A chuva foi moderada, mas o campeão do mundo de MXGP Jorge Prado ainda caiu do primeiro lugar para o 14º na terceira corrida. A seleção espanhola terminou o dia na 4ª posição do ranking nacional, à frente dos infelizes franceses na 5ª posição.
Final 3: MXGP e Open :
1. Tim Gajser ( SLO ), Honda
2. Jett Lawrence (AUS), Honda
3. Eli Tomac (EUA), Yamaha
4. Hunter Lawrence (AUS), Honda
5. Jeffrey Herlings (NL), KTM
6. Jeremy Seewer ( CH), Kawasaki
7. Alberto Forato (I), Honda
8. Aaron Plessinger (EUA), KTM
9. Maxime Renaux (F), Yamaha
10. Ken Roczen (D), Suzuki
11. Enzo Lopez ( BRA ), Yamaha
12 Ruben Fernandez (E), Honda
13. Dylan Wright ( CAN ), Honda
14. Jorge Prado (E), GASGAS
15. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic
Classificação do MXoN 2024:
1. Austrália, 26
2. EUA, 29
3. Holanda, 36
4. Espanha, 45
5. França, 50
6. Alemanha, 62
7. Eslovénia, 67
8. Itália, 70
9. Suíça, 86
10. Letónia, 103
11. Dinamarca, 109
12. Grã-Bretanha, 113
13. Brasil, 114
14. República Checa, 115
15. Canadá, 117
16. Bélgica, 123
17. Noruega, 136
18. África do Sul, 137
19. Estónia, 140
20. Áustria, 155