MotoGP, Mike Trimby nomeado uma lenda do MotoGP
Mike Trimby é agora oficialmente uma lenda do MotoGP, tendo sido introduzido no Hall of Fame no Monster Energy British Grand Prix. Trimby, que infelizmente faleceu em 2023, torna-se a primeira lenda introduzida totalmente devido ao seu trabalho fora da pista.
Trimby foi o fundador e CEO da IRTA, tornando-se assim uma das figuras mais importantes da história das corridas de Grande Prémio de motociclismo e desempenhando um papel fundamental na formação do desporto em que o MotoGP se tornou.
Trimby começou a sua carreira como piloto e mecânico na década de 1960, mas rapidamente começou a emergir como uma figura chave fora da pista e estabeleceu-se como tal no final da década de 1970. Em 1982, os pilotos solicitaram oficialmente a Trimby que actuasse como seu representante, algo que foi formalizado com a fundação da International Road Racing Teams Association (IRTA) em 1986, com Trimby ao leme.
Defendendo os pilotos e as equipas, a IRTA continuou a ser uma parte fundamental do desporto. Os enormes progressos em matéria de segurança registados desde a fundação da organização devem-se, em grande parte, ao trabalho realizado por Trimby, pela sua mulher Irene e pela IRTA.
1992 marcou também o início da grande colaboração entre a FIM, a IRTA e a Dorna Sports, que também deve muito aos alicerces lançados pela IRTA na década anterior, dando aos pilotos e às equipas uma voz na mesa.
Carmelo Ezpeleta, Diretor Executivo da Dorna Sports, disse: “Este é um momento muito especial para mim, pois o Mike é o primeiro não-piloto a fazer parte das Lendas do MotoGP. Uma grande razão pela qual o MotoGP é o que é atualmente deve-se ao Mike Trimby. Conheci-o há muitos anos pela primeira vez quando ele representava os pilotos, mesmo antes da IRTA, eu era o diretor do circuito de Jarama. Lembro-me bem que ele chegou numa moto de enduro e olhou para o paddock e para outras coisas e fez um esforço incrível. Para ser sincero, foi considerado estranho estar a representar os pilotos e não foi muito bem aceite pelas autoridades do paddock. O Mike continuou a fazer isso e, mais tarde, foi crescendo e crescendo e, com a criação da IRTA, estava a fazer tudo para melhorar o mais importante, a segurança dos pilotos. Ele foi crucial para isso e sem Mike Trimby tenho a certeza absoluta que não estaríamos como estamos agora.
“Mais tarde, quando começámos em 1991, com a assinatura do acordo entre a IRTA, a FIM, a Dorna e a Two Wheel Promotions, para ser sincero, o Mike não estava especialmente feliz nesse momento. Mas trabalhando em conjunto conseguimos o que conseguimos agora e, para mim, é um momento muito emotivo, não só como Diretor Executivo da Dorna e representando o que o Campeonato pensa, mas também porque nos tornámos muito bons amigos. Fiquei muito contente por lidar com ele, que sempre teve um sentido de humor tipicamente britânico quando me explicava muitas coisas e, para ser sincero, no início foi muito difícil entendermo-nos, mas finalmente conseguimos. Foi um momento muito emotivo quando ele nos deixou no ano passado em Misano, foi algo muito estranho e agora, com a Irene aqui, penso que é o momento certo para mostrar a todos a importância que Mike Trimby teve para nós. Estou extremamente feliz por o anunciar como Lenda do MotoGP™ porque o MotoGP está como está agora graças a Mike Trimby.”
Imagem:MotoGP Press