MotoGP, Corrida, Brno: Uma surpresa chamada Binder
Quem apostaria numa vitória de Brad Binder? Poucos certamente, mas foi o que aconteceu numa prova em que o sul-africano subiu ao pódio acompanhado por Morbidelli e Zarco. Miguel Oliveira concluiu a prova num bom sexto lugar, atrás de Valentino Rossi.
Um dia de sol radioso com 30 graus de temperatura no ar, envolveu o circuito de Brno, na República Checa, cenário da terceira prova do campeonato de MotoGP. Franco Morbidelli foi o mais rápido no arranque e liderou a primeira volta, na frente de Fábio Quartararo, de Aleix Espargaró, de Brad Binder e Johann Zarco, Oliveira completaria a volta inicial no 14º lugar,
À 3ª volta, Morbidelli segue líder, com 1,09s de vantagem sobre Quartararo, Binder aproxima-se do francês e estabelece a volta mais rápida, como que avisando para o que estaria para acontecer! Na mesma volta Lecuona tenta ultrapassar Juan Mir por dentro, perde a frente da KTM Tech3 e colidem os dois.
Na 5ª volta Morbidelli, Quartararo e Binder ocupam as três primeiras posições, separados por uma distância de conveniência para Zarco e para o sexto classificado Pol Espargaró, Oliveira ascende a 12º.
Morbidelli segue seguro na frente. O ataque de Binder a Quartararo domina as atenções. Oliveira sobe a 11º, atrás de Nakagami e Viñales,
Na 13ª volta Binder desembaraça-se de Quartararo e de imediato parte na perseguição do italo-brasileiro Morbidelli. Entretanto, Zarco faz mais uma das suas: Pol Espargaró tenta ultrapassar por fora o francês e Zarco dá um encosto suficiente para desequilibrar o espanhol, que cai e deixa a corrida.
É agora a vez de Zarco ultrapassar Quartararo, subindo ao terceiro. Oliveira ascende a oitavo, a sétimo e fica nos escapes de Rossi. Faltam 10 voltas para o final, até onde irá o esforço do piloto luso?
O ATAQUE LETAL DE BINDER A MORBIDELLI
Na frente ‘Morbi’ sente a aproximação de Binder, já a escassos 0,6s do líder, Depois, na veloz descida de Brno o sul-africano ex-colega de Miguel Oliveira retarda a travagem e assume a liderança da corrida. Entretanto, a Direção de Corrida decide penalizar Zarco com uma passagem pela ‘long lap’ devido à sua manobra agressiva com Pol.
A 8 voltas do final, Brad Binder lidera a corrida com 1,15s de vantagem sobre Morbidelli. Seguem-se Zarco, Quartararo, Rins, Rossi e Oliveira. Agora é Rins que ‘aperta’ Quartararo, Rossi e Oliveira aproximam-se dos dois, Na frente o sul-africano é um lider tranquilo à entrada para as últimas cinco voltas.
Rins, Rossi e Oliveira deixam Quartararo para trás – penalizado por uma má escolha do pneu dianteiro – o piloto luso está em sexto. Excelente!
A 3 voltas do final Binder estende a vantagem para 3 segundos sobre o segundo, Morbidelli, Zarco mantém o terceiro lugar. A 2 voltas do final Oliveira está na sombra de Rossi, Rins tenta colar-se, sem conseguir esse intento, a Zarco.
A festa parece estar preparada para Binder e para a KTM, que se estreiam nas vitórias em MotoGP. Uma festa laranja a 100%! Na volta de consagração, Oliveira pára ao lado de Binder e felicita-o pela vitória. Uma atitude de grande dignidade do piloto luso (6º na corrida) e que um dia gostaríamos de ver retribuída.
Não tenho nada contra o Binder, tirando o facto de, no fim de semana que o Miguel estava mais forte e capaz, ter abalroado o 88.
De facto o Binder é rápido, sempre foi. Parece-me corajoso mesmo quando se nota que não confia na mota 100%. Parece que é: se com o pol ou o Miguel dá, cmg tb tem que dar.
Não sei se é assim ou não, duvido que seja. O gajo é muito talentoso, campeão do mundo e é o “pior” piloto que poderia ganhar pelo KTM. Aliás…pior só se fosse o lecuona.
Enfim…
A coisa positiva num dia é que se é passado por um Rookie, é que pelo menos sabe-se que a mota pode ganhar.
Compete ao Miguel tentar melhorar o suficiente para ser sempre a melhor KTM.
Apesar de alguma azia foi uma boa corrida do Miguel como sempre.
Cumps.
Obrigado pelo seu comentário. De facto foi ele que colocou o Miguel de fora, algo imcompreensível. O que foi uma boa atitude foi o cumprimento no final de Oliveira a Binder, uma espécie de chapada sem mão…