Moto3: Ainda algumas vagas por preencher na categoria mais pequena do mundial

Por a 7 Dezembro 2024 09:17

As últimas corridas do JuniorGP foram disputadas numa final no Circuito do Estoril. Entre os jovens candidatos a subir à Moto3, Alvaro Carpe e Max Quiles já garantiram os seus lugares, mas há muitos mais ‘jovens lobos’ que procuram preencher as últimas vagas do paddock de GP.

O merecido campeão, Alvaro Carpe, que também venceu o Red Bull Rookies na geral em duplas, foi contratado pela Ajo-Motorsport logo no início. O próximo grande talento do sul da Europa conseguiu juntar-se aos grandes como wildcard no final da temporada em Barcelona.

Max Quiles, Jakob Rosenthaler e Guido Pini brilharam na final do JuniorGP no Estoril

Max Quiles #28 (imagem acima), que conseguiu terminar em terceiro no campeonato nas últimas corridas no Estoril, também poderá entrar no Campeonato do Mundo em 2025 com “Aspar” Martinez (CFMOTO) numa equipa de topo.

No Estoril, depois do treino da passada segunda-feira, houve corridas na terça e quarta-feira em todos os formatos do Campeonato do Mundo de Juniores nas classes Moto3, Moto2, European Talent Cup e Stock.

O jovem Jakob Rosenthaler, mostrou um final forte. Com mais um pódio na última corrida, o austríaco passou para o top 10 da classificação geral. Rosenthaler é um novato adequado devido à sua idade (20).

A final do Estoril correu perfeitamente para Itália: Guido Pini, que só conseguiu terminar a Rookies Cup no 13º lugar apesar de um bom final, brilhou na final de juniores. Com a vitória na corrida 1 e o segundo lugar na corrida final, o jovem de 16 anos subiu para o segundo lugar na tabela – e assim também ganhou o possível direito de largar no Mundial. Guido Pini fará 17 anos em janeiro.

Por regra, apenas os três primeiros colocados no Campeonato do Mundo Júnior (JuniorGP) e na Red Bull Rookie Cup podem entrar na Campeonato do Mundo aos 17 anos – para todos os demais há um limite de idade inferior de 18 anos.

O próximo melhor talento no 4.º lugar do Mundial está de fora por enquanto. Jesus Rios estava ocupado a somar pontos no Estoril, mas acaba de completar 17 anos e está fora da disputa por um lugar regular em 2025. No entanto, um wildcard é possível para o talentoso espanhol, numa ou outra corrida.

Noutra posição está Marcos Uriarte. O espanhol tem sido ativo e bem-sucedido nas categorias do Campeonato Mundial Júnior há anos. No Estoril, o jovem de 20 anos garantiu o quinto lugar. Como júnior da equipa CFMOTO, Uriarte também conseguiu aparecer como piloto wildcard em Barcelona. Pelo menos na sua equipe atual  não encontrará vaga no ‘grid’ de GP’s de 2025.

Mas então… que lugares ainda estão vagos na Moto3? A Leopard Racing Honda está à procura de um substituto para Angel Piqueras. O melhor estreante de 2024 foi caçado com sucesso pela equipa MT-MSi. A equipe britânica MLav Racing também está à procura de um companheiro de equipa para Eddie O’Shea. O certo é que as negociações com os principais pilotos estão em fase final. Assim que os detalhes finais forem esclarecidos, a grelha de partida da Moto3 para 2025 também tomará a sua forma final.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x