FIM JuniorGP: Prestação sólida de Gonçalo Ribeiro no ‘Europeu’ STK
O Circuito do Estoril foi palco da emocionante final da temporada 2024 do FIM JuniorGP, marcando a segunda visita do campeonato a Portugal este ano. Na classe Stock, que contou com 32 pilotos, Gonçalo Ribeiro, da equipa Fifty Motorsport, destacou-se pela sua prestação sólida ao longo dos dias de prova.
Aos comandos de uma Yamaha YZF-R6, o jovem piloto de Lousada completou a principal sessão de treinos livres na 20ª posição. Mostrando evolução consistente, rubricou o terceiro melhor tempo na primeira sessão de qualificação, garantindo um lugar entre os quatro primeiros e avançando para a segunda sessão, onde alcançou o 14º lugar na grelha de partida.
Na corrida, marcada por lutas intensas em pista, Gonçalo Ribeiro enfrentou alguns problemas com o pneu traseiro, impedindo-o de progredir posições e cruzando a linha de meta na 19ª posição. Com este resultado, o Ribeiro encerra a temporada na 27ª posição da tabela geral, tendo pontuado por uma vez durante o campeonato.
Apesar dos desafios, piloto e equipa fazem um balanço positivo do ano, destacando o progresso constante em pista e os recordes pessoais alcançados. Este trabalho é visto como um alicerce para a preparação já em curso da temporada de 2025, onde ambicionam continuar a evoluir e a alcançar novos objectivos neste campeonato.
”Está terminada mais uma temporada com a participação na última corrida do FIM JuniorGP.” Disse Gonçalo Ribeiro. “No primeiro dia de treinos livres não começamos muito bem, não me senti cómodo em cima da moto, mas com o trabalho realizado com a equipa, conseguimos colocar a moto ao meu gosto para a sessão de treinos livres principal. Ao fazer o 20º na sessão, não estive entre os 14 pilotos que passariam directos para a Qualificação 2, por isso tive de fazer a Qualificação 1 para tentar o apuramento, tarefa que concluímos com a terceira posição alcançada, estando entre os quatro pilotos que passariam à seguinte sessão.
Na qualificação 2 fizemos o 14º tempo e partimos para a corrida determinados em melhorar esse resultado. Infelizmente sofremos problemas no lado direito do pneu traseiro, causando um desgaste anormal e algumas dificuldades ao longo da prova. No final percebemos que o problema não estava no acerto da moto, mas sim no fabrico do pneu.
No geral estou feliz por estar no TOP 20, mesmo sabendo que o problema que sofremos era impossível de controlar. Fazemos um balanço positivo desta temporada e já estamos a trabalhar na próxima, que deverá passar por manter a nossa presença neste campeonato tão competitivo e de elevado nível!” Disse o piloto de Lousada.
Imagens: DASTMEDIA