MotoGP: Quando a Honda impediu Rossi de testar a Yamaha
Valentino Rossi não foi autorizado pela Honda a testar a Yamaha no final de 2003, antes de mudar de fabricante, numa parte fundamental da sua carreira no MotoGP.
Em vez disso, ficou sentado, zangado, a ver o rival Max Biaggi estabelecer um marco para a época seguinte, ao arrasar no teste de pós-temporada de 2003.
“Durante o seu último ano na HRC, o Vale já não se estava a divertir”, disse Uccio Salucci à GPOne. “Na verdade, ele estava a começar a ficar cansado. Estávamos a ir mais devagar e ele já não tinha vontade de ir às corridas. Foi por isso que lhe disse que tínhamos de mudar. Decidimos ir para a Yamaha, mas a Honda não nos deu autorização para testar a M1 assim que o campeonato terminou.”
Durante esse ano, Biaggi fez o caminho oposto, transitando da Yamaha para a Honda. O facto é que, nos testes, Biaggi fez imediatamente tempos recorde.
“Vale ficou furioso, pois estava em casa no sofá, sem poder testar a M1 e disse-me: ‘Acho que fizemos asneira’.”
A primeira vez de Rossi na Yamaha foi adiada para o início de 2004, em Sepang. Salucci recordou: “Depois de três ou quatro voltas, Vale veio à box e disse ‘nós conseguimos! Ele disse a todos, há algo a melhorar, mas esta moto não é assim tão má’.” Depois de ouvir as palavras do Valentino, alguns engenheiros desmaiaram! Começámos todos a rir!”
Rossi ganhou a primeira corrida de 2004 na África do Sul, a sua estreia com uma Yamaha, depois de uma luta titânica com Biaggi. “No final do FP2, ele disse ‘nós vamos ganhar aqui’”, prosseguiu Salucci. “Ele ganhou a corrida e eu tirei aquela foto dele a rir perto da sua moto.”
“Muitas pessoas pensam que ele chorou nessa ocasião. Em vez disso, riu-se porque, durante aqueles meses, Vale sofreu muito. Aquela vitória foi uma libertação. Na corrida que se seguiu, ele disse-me ‘não vamos cometer o erro de 2000’. Vamos acreditar porque eu quero ganhar o campeonato”. Rossi conquistou, de facto, o título em 2004, no seu primeiro ano com a Yamaha. Também o fez no ano seguinte, o que significa que a Yamaha se tornou sinónimo do seu sucesso.
Rossi ganhou um total de nove campeonatos do mundo, mas o primeiro com a Yamaha, com o seu ponto de partida único, permanecerá famoso.
Valentino Rossi conseguiu o seu primeiro título de MotoGP com a Yamaha em 2004