MotoGP, Austrália: Marc Márquez vence duelo empolgante com Martin

Por a 20 Outubro 2024 11:32

Marc Márquez conquistou a sua terceira vitória com a Ducati da Gresini após um confronto com o líder do campeonato Jorge Martin no Grande Prémio da Austrália de 2024, em Phillip Island. Martin ficou mais líder com o segundo lugar, pois agora tem 20 pontos de vantagem sobre Bagnaia que completou o pódio.

Pedro Acosta estava ausente da corrida devido a ter muitas dores no ombro esquerdo magoado na corrida sprint. Savadori substituiu Miguel Oliveira na Trackhouse Aprilia, com o português ainda a recuperar do pulso fracturado. O piloto de testes de Noale correu ‘tocado’, assim como Maverick Viñales e Bezzecchi, devido à queda da Sprint.

As condições haviam melhorado, com mais sol que nuvens , menos vento e a temperatura mais alta, com 15 graus no ar e 37 no asfalto. Havia incógnitas com os pneus, mas todos optaram por sair com um traseiro macio e um dianteiro duro.

Filme da corrida

Na partida Jorge Martin fez uma ótima largada e manteve a pole position. Bezzecchi ficou em segundo e Bagnaia em terceiro. Já Marc começou muito mal, com a roda traseira a patinar muito. As imagens mostraram que foi devido a um ‘rasgo’ na partícula de plástico que cobre a tela do seu capacete (tear-off) que o atrasou, caindo o piloto de Cervera para o 13º lugar. No entanto, o mais velho dos irmãos Márquez reagiu em grande na primeira volta e passou em sexto na primeiro passagem da meta, à frente de Bastianini.

Álex Márquez também partiu mal: ficou em último e teve de cumprir a sanção de ‘Long Lap’ no confronto com Mir no Japão. Morbidelli atacou Pecco na curva 4, mas escorregou um pouco, sendo instantaneamente ultrapassado por Binder, que mais uma vez começou de forma fenomenal, ao ser 11º no grelha. Mas Brad teve um colapso e foi ultrapassado por ‘Morbido’ e Marc num piscar de olhos. ‘Bez’ passou pela zona de Long Lap, devido ao impacto sobre Viñales no Sprint, e caiu de segundo para sétimo.

Pecco ficou em segundo lugar, oito décimos atrás de Jorge Martin. Bezzecchi caiu na curva 4 num fim de semana para esquecer do italiano. Entretanto, o oito vezes campeão demorou pouco para atacar e ultrapassar Morbidelli, chegando assim Marc Márquez a terceiro, 1,7 segundos atrás de Jorge Martin, faltando 22 voltas para o final. ‘Diggia’ e The Beast lutavam pelo sexto lugar.

Marc estava visivelmente mais forte que Bagnaia e procurava uma forma de ultrapassá-lo. O ‘1’ defendia-se com travagens tardia e fortes. Viveu-se momentos de alta tensão entre os dois futuros companheiros de equipa..

A 16 voltas do fim, Martín escorrega e Pecco e Marc alcançam-no . O campeão passou, mas Jorge respondeu na curva 4. Aí o italiano abriu um pouco e o mais velho dos Márquez passou. Trio na liderança para dar show! Martín forçou um pouco mais para tentar escapar. O ’93’ respondeu traçando o seu tempo, Pecco sofreu e ficou para trás.

Assim, tudo continuou num duelo a dois, entre Martin e Márquez, pois Pecco entendeu que não conseguiria acompanhar os dois espanhóis. Claro, o quarto já estava a sete segundos de distância. Esse foi Bastianini, que cresceu, como quase sempre, superando Binder e Morbidelli. A quatro voltas do fim, Marc aproveitou uma escorregade-la de Martin na difícil curva 4 e passou o madrileno, que acabou por recuperar o primeiro lugar no final da reta.

O ’93’ lançou-se novamente e passou Martin na curva 4. No pit da Prima Pramac todos suavam. Que batalha! ‘Martinator’ ainda tentou passar Marc na primeira curva, mas o piloto de Lleida fechou bem e encarou a última curva com três décimos de vantagem. Jorge optou por não arriscar ainda mais e contentar-se com os 20 pontos do segundo lugar.

Marc Márquez venceu a terceira corrida do ano e Jorge Martín foi o segundo para ser, claro, mais líder, já que Bagnaia terminou em terceiro. Agora, 20 pontos os separam na luta pelo título.

Imagens: Gold & Goose / Red Bull Content Pool

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x