Moto3: O percurso de David Alonso até ao título mundial de 2024

Por a 6 Outubro 2024 08:18

Tem cara de ‘bébé chorão’ mas na mente e nos pulsos, corre o sangue de um verdadeiro campeão. David Alonso fez história aos 18 anos de idade ao tornar-se o primeiro colombiano a vencer um Campeonato do Mundo de motociclismo.

David Alonso (CFMOTO Gaviota Aspar Team) que reside em Madrid, mas é natural da Colombia, é o Campeão do Mundo de Moto3 de 2024! Com 10 vitórias sensacionais até agora nesta temporada, conquistou a coroa no Japão para fazer história como o primeiro piloto colombiano a ganhar um título nos Grandes Prémios de motociclismo.

O caminho de Alonso para a glória no Campeonato do Mundo começou em 2019, quando correu na European Talent Cup pela primeira vez no Road to MotoGP. Na sua primeira temporada, Alonso terminou em quinto lugar na geral e subiu ao pódio quatro vezes. Foi um sinal do que estava para vir, já que conquistou o título da ETC em 2020 pilotando para a Aspar Team, acumulando cinco vitórias ao longo do caminho. No mesmo ano, o colombiano competiu na Red Bull MotoGP Rookies Cup, e foi uma campanha que o viu conquistar uma vitória de estreia a caminho de terminar em P4 na geral.

Em 2021, Alonso ganhou o título da Rookies Cup depois de conquistar seis vitórias, enquanto um primeiro ano na classe JuniorGP gerou mais duas subidas ao pódio. Alonso continuou na JuniorGP com a Aspar em 2022 – com uma primeira vitória em Valência – antes do Campeonato do Mundo de 2023.

E que excelente campanha de estreante que foi. Foram precisas apenas quatro corridas para Alonso conquistar o seu primeiro pódio de Moto3, tornando-se o primeiro piloto colombiano a subir ao pódio de um Grande Prémio – uma tendência que se manteria. A primeira vitória de Alonso num Grande Prémio foi assegurada em Silverstone e, ao fazê-lo, a Colômbia também ficou gravada no mapa dos vencedores de GP. Isso fez com que a bola começasse a rolar, com mais três vitórias logo depois em Barcelona, Misano e Buriram. Quatro vitórias, mais quatro segundos lugares, fizeram com que Alonso terminasse o seu primeiro ano de Campeonato do Mundo em P3, a menos de 30 pontos do eventual Campeão do Mundo, Jaume Masia.

2024 chegou então e o colombiano era um claro favorito desde o início. A vitória no Qatar parecia ser um sinal do que estava para vir, já que a aula de mestre da última volta de Alonso também deu à CFMOTO o reconhecimento de ser o primeiro fabricante chinês a vencer um Grande Prémio. Seguiram-se mais nove vitórias numa espantosa campanha de 2024, com a sua vitória no GP do Japão a fazer com que o #80 se tornasse o piloto com mais vitórias de Moto3 na história: 14.

O momento de coroação chegou no Japão. Alonso, graças a outra vitória impressionante, conquistou o seu primeiro título de Grande Prémio e tornou-se o primeiro Campeão do Mundo de sempre da Colômbia – e tudo isto com quatro corridas ainda por disputar.

Parabéns por uma época fenomenal, David!

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x