WSBK, Cremona: Sam Lowes primeiro líder em Itália
A primeira sessão de treinos livres do Mundial de Superbike em Cremona teve lugar na manhã de sexta-feira numa pista seca, com Sam Lowes (Marc VDS Ducati) a estabelecer o melhor tempo e Ivo Lopes (MIE Honda) a assegurar o 11º melhor registo.
Quando a primeira sessão de treinos livres dos pilotos de Superbike começou, às 10h20, a pista estava a secar e o interesse dos pilotos era limitado. Em Cremona houve quatro pilotos substitutos: Niccolo Canepa substitui Jonathan Rea, Marvin Fritz substitui Dominique Aegerter, Markus Reiterberger substitui Toprak Razgatlioglu e Ivo Lopes substitui Adam Norrodin.
Estes quatro foram os primeiros a entrar em pista, com o campeão mundial Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati) a juntar-se a eles para verificar a sua condição física depois de ter fracturado as costelas em França. O espanhol tem que ver os médicos novamente após o TL1 para poder estar aprovado para o resto do fim de semana.
O referido quinteto foi seguido por Bradley Ray (Motoxracing Yamaha), depois de 15 dos 45 minutos do piloto wildcard Tommy Bridewell também ter rodado: o líder do Campeonato Britânico está presente com uma quinta Honda CBR1000RR-R da Honda Racing UK.
A meio da sessão, sete dos 25 pilotos estavam em pista e Bautista liderou a tabela de tempos com o tempo de 1:41,672 minutos, 1,8 segundos à frente de Reiterberger. À medida que o treino avançava a pista tornou-se mais seca e rápida. A 13 minutos do fim Sam Lowes (Marc VDS Ducati) assumiu a liderança com 1:40.676 minutos.
O piloto da BMW, Michael van der Mark, foi o primeiro a arriscar com pneus slick, mas voltou aos boxes depois de apenas uma volta. A 5 minutos do final, Sam Lowes estava em primeiro lugar com mais de 3 segundos de vantagem sobre Bautista. Quando a bandeira quadriculada caiu, o inglês estava 1,7 segundos à frente do seu irmão Alex da equipa de fábrica da Kawasaki. Um total de 12 pilotos completaram pelo menos uma volta no FP1.
Imagens: WorldSBK.com
Top 6 – FP1 Superbike, Cremona
1. Sam Lowes (ELF Marc VDS Racing Team) 1’36.007s
2. Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) +1.758s
3. Michael Ruben Rinaldi (Team Motocorsa Racing) +2.934s
4. Andrea Locatelli (Pata Prometeon Yamaha) +3.158s
5. Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) +3.618s
6. Markus Reiterberger (ROKiT BMW Motorrad WorldSBK Team) +5.339s
(…)
11. Ivo Lopes (Petronas MIE Racing Honda) +9.890s