MX2, China: Acidente de Everts ensombra triunfo de Lucas Coenen
Após a terrível queda na segunda manga de MX2 em Xangai, o piloto de fábrica da Red Bull KTM, Liam Everts, foi levado ao hospital onde, segundo informações iniciais, foi diagnosticada uma fratura na 5ª vértebra cervical.
O acidente de Liam Everts aconteceu quando o jovem pilo belga chocou com o seu compatriota Lucas Coenen ( Husqvarna ) durante as primeiras voltas da segunda manga da MX2 na China e voou violentamente. Já no solo Everts foi atropelado pela sua moto e ficou preso embaixo da mesna na pista. A bandeira vermelha foi agitada durante várias voltas enquanto Liam estava cercado por paramédicos.
Segundo informações iniciais, Liam foi levado da pista ao hospital, onde foi diagnosticada uma fratura na quinta vértebra cervical. Felizmente, a sensação nos braços e nas pernas deve voltar lentamente.Com este diagnóstico, a temporada do simpático ‘ Liam ski’ acabou . Everts também foi indicado para o Motocross das Nações pela seleção belga na classe Open, o que pode não vir a suceder.
Lucas Coenen, que venceu o Grande Prémio, pediu desculpas pela sua ação durante a entrevista do vencedor : “Eu não sabia que o Liam estava ao meu lado. Achei que ele iria mais longe. Estou tão bravo comigo mesmo. Espero que ele esteja bem.”
Com um resultado de 2-3 em Xangai, Simon Langenfelder tem o terceiro lugar praticamente assegurado no campeonato do mundo de MX2
O treino em Xangai começou às 8h, horário local, e a primeira largada da classe MX2 foi antecipada para as 10h. Sem o habitual intervalo para almoço, a segunda corrida começou às 12h. Simon Längenfelder lidou bem com esta situação, estabeleceu a volta mais rápida nas horas da manhã e começou a corrida na pole position. O piloto alemão conseguiu registar o tempo mais rápido na corrida de qualificação da classe MX2, ficando assim à frente de Lucas Coenen, Liam Everts e de Wolf.
Depois, na primeira manga as posições inverteram-se com Lucas Coenen a vencer na frente frente de Simon Laengenfelder e do líder do mundial, o experiente Kay de Wolf. O dinamarquês Mikkel Haarup (Triumph) chegaria ao quinto lugar, à frente de Andrea Adamo (KTM) e do sul-africano Camden Mc Lellan (Triumph).
Na segunda corrida de MX2, Lucas Coenen duplicou o triunfo, reduzindo a sua diferença para o líder Kay de Wolf a apenas 36 pontos, embora o resutado sólido do holandês (3º e 2º na China) o mantenha como favorito a apenas uma jornada do final do mundial. Terceiro em Xangai com um resultado de 2º e 3º Simon Längenfelder tem praticamente assegurado o terceiro lugar no campeonato.
Resultados MX2 Xangai
1. Lucas Coenen (B), Husqvarna , 1-1
2. Kay de Wolf (NL), Husqvarna , 3-2
3. Simon Längenfelder (D), GASGAS, 2-3
4. Mikkel Haarup ( DK ), Triumph, 5-4
5. Andrea Adamo (I), KTM , 6-5
6. Camden Mc Lellan ( ZA ), Triumph, 7-8
7. Thibault Benistant (F), Yamaha , 10-6
8. Karlis Reisulis ( LT ) , Yamaha , 9-7
9. Liam Everts (B), KTM , 4-17
10. Ferruccio Zanchi (I), Honda, 12-9
Campeonato do Mundo de MX2 (após 19 de 20 eventos)
1. Kay de Wolf (NL), Husqvarna , 915 pontos
2. Lucas Coenen (B), Husqvarna , 879, ( -36 )
3. Simon Längenfelder (D), GASGAS, 811, ( -104 )
4. Liam Everts ( B), KTM , 749, ( -166 )
5. Mikkel Haarup ( DK ), Triumph, 658, ( -257 )
6. Andrea Adamo (I), KTM , 632 ( -283 )
7. Rick Elzinga (NL), Yamaha , 555 ( -36 0)
8. Sacha Coenen (B), KTM , 456, ( -459 )
9. Camden Mc Lellan ( ZA ), Triumph, 395, ( -520 )
10. Ferruccio Zanchi (I), Honda , 359, ( -556 )