MXGP: Jorge Prado vence na China e assume a posição de lider
Com um resultado de 2-1 nas duas corridas, o piloto espanhol da GASGAS e atual campeão Jorge Prado venceu o GP da China e voltou a liderar a classificação antes da final do Campeonato do Mundo em Espanha. Tim Gajser (HRC) caiu na primeira corrida.
Na 19ª jornada do Mundial de Motocross MXGP em Xangai, a corrida de qualificação, que originalmente estava prevista para acontecer no domingo, foi cancelada devido ao tufão anunciado e as corridas foram antecipadas para domingo.
Drama para o líder na primeira corrida
Romain Febvre venceu a primeira manga em Xangai
Na primeira corrida o piloto de fábrica da Kawasaki, Jeremy Seewer, fez o holeshot na frente de Jorge Prado (GASGAS) e Ruben Fernandez (Honda). O líder do campeonato Tim Gajser, estava entre os cinco primeiros, mas na segunda curva após a largada sua roda dianteira tocou a traseira de Glenn Coldenhoff (Fantic) e caiu de forma espetacular. Felizmente, Gajser não sofreu lesões graves e conseguiu continuar a corrida no final do pelotão com a sua Honda de fábrica praticamente destruída.
O esloveno já havia chegado ao top 12 na segunda volta, mas no meio da corrida voltou a colidir, desta vez com Andrea Bonacorsi (Yamaha ). Durante a queda, o apoio para os pés esquerdo ficou completamente dobrado para baixo, de modo que ele só conseguiu rolar lentamente pelo percurso e terminou a corrida duas voltas atrás, em 17º lugar. Á sua sorte foi que ainda conseguiu somar 4 pontos apesar de estar muito atrás.
Os dois pilotos wildcard chineses que terminaram 4 a 6 voltas atrás também somaram pontos para o Campeonato do Mundo..
Ruben Fernandez inicialmente assumiu a liderança e Jorge Prado também superou Jeremy Seewer nas primeiras voltas. Na retaguarda, Romain Febvre (Kawasaki) tornou-se cada vez mais forte e ultrapassou Jorge Prado à 8ª volta e Ruben Fernandez (Honda) três voltas depois.
Mais tarde, Tim Gajser teve que entrar nas boxes com o apoio para os pés dobrado, mas tudo o que precisou fazer foi limitar os danos. Romain Febvre venceu a primeira corrida com uma vantagem de 5,7 segundos sobre Jorge Prado e Jeffrey Herlings ( KTM ), que lutaram para subir do 6º lugar após uma largada medíocre. Jeremy Seewer caiu para o 10º lugar nas duas últimas voltas.
Prado vitorioso tira a liderança a Gajser
Com a vitória na segunda corrida, Prado desalojou Gajser da posição de líder
Após o início da segunda manga de MXGP, houve outra queda que envolveu os pilotos Maxime Renaux, Jeremy Seewer, Alberto Forato e Mattia Guadagnini. A corrida acabou para Seewer, que já tem contrato assinado com a Ducati e pareceu ter lesionado o ombro, mas também para Maxime Renaux e Alberto Forato. Guadagnini conseguiu continuar e terminou a corrida na 9ª posição.
Jorge Prado fez o holeshot à frente de Tim Gajser, Valentin Guillod e Ruben Fernandez. Prado controlou a segunda corrida pela frente e venceu Tim Gajser e Romain Febvre por 2,8 segundos. Prado tornou-se o vencedor do Grande Prémio com um resultado de 2-1 e este triunfo foi a sua décima vitória num Grande Prémio da temporada.
Isso significa que o atual campeão Prado assumiu a liderança do campeonato, antes da decisão final dentro de duas semanas em Espanha, diante dos seus fãs com a placa vermelha de líder. A sua vantagem sobre Tim Gajser antes da última corrida é de 7 pontos, pelo que tudo indica será um final do mundial realmente emocionante.
No pódio, Prado estava fisicamente exausto e mal conseguia ficar em pé. Aliás, teve mesmo que cancelar a entrevista ao vencedor porque corria o risco de desmaiar. O Grande Prémio da China foi uma verdadeira provação para todos os pilotos: jet lag , repetidas mudanças de horário, calor húmido, ventos fortes e um cronograma brutalmente apertada sem intervalo para almoço.
O piloto de fábrica da Red Bull KTM, Jeffrey Herlings, ficou em terceiro no pódio com um resultado de 3-4. O holandês lutou contra as lesões sofridas na queda na Turquia na primeira corrida, competindo na China com duas costelas partidas e uma queimadura no braço, fazendo uma corrida de grande sacrifício a lutar contra as dores.
A final do Campeonato do Mundo de 2024 acontece dentro duas semanas (28 a 29 de setembro ) em Cozar, Espanha.
Resultado do MXGP Xangai
1. Jorge Prado (E), GASGAS, 2-1
2. Romain Febvre (F), Kawasaki, 1-3
3. Jeffrey Herlings ( KTM ), 3-4
4. Ruben Fernandez (E), Honda, 4-6
5. Jan Pancar ( SLO ), KTM , 8-5
6. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic , 5-8
7. Tim Gajser ( SLO ), Honda, 17-2
8. Kevin Horgmo (N), Honda, 11 -10
9. Mattia Guadagnini (I), Husqvarna , 9-9
10. Andrea Bonacorsi (I), Yamaha , 12 -7
11. Kevin Brumann (CH), Husqvarna , 15-11
12. Maxime Renaux (F), Yamaha , 6-20
13. Valentin Guillod (CH), Honda, 13-14
14. Kirk Gibbs (AUS), GASGAS, 16-12
15. Brian Bogers (NL), Fantic , 14-15
Campeonato (após 19 de 20 eventos)
1. Jorge Prado (E), GASGAS, 943 pontos 2.
Tim Gajser ( SLO ), Honda, 936 ( -7 )
3. Jeffrey Herlings ( KTM ), 895, ( -48 )
4. Jeremy Seewer (CH), Kawasaki , 643, ( -300 )
5. Romain Febvre (F), Kawasaki, 611, ( -332 )
6. Glenn Coldenhoff (NL), Fantic , 574 ( -369 )
7. Calvin Vlaanderen (NL), Yamaha , 550, ( -393 )
8. Kevin Horgmo (N), Honda, 428, ( -515 )
9. Valentin Guillod (CH), Honda, 359, ( -584 )
10. Brian Bogers (NL), Fantic , 319, ( – 624 )