MXGP, Suiça: Garra de Gajser na lama dá triunfo ao esloveno da Honda
Com um duplo triunfo, o piloto de fábrica da Honda, Tim Gajser, venceu o Grande Prémio da Suíça e afastou-se ainda mais de Jorge Prado (GASGAS) e Jeffrey Herlings (KTM) no topo da tabela do MXGP.
O piloto francês de fábrica da Yamaha e que regressou este fim de semana ao campeonato do mundo Maxime Renaux fez o holeshot da segunda corrida à frente de Jorge Prado (GASGAS), Jeremy Seewer , Romain Febvre (ambos Kawasaki), Glenn Coldenh da ( Fantic ) e Tim Gajser (Honda).
Tim Gajser fez diversas ultrapassagens na primeira volta e chegou ao quarto lugar na segunda volta. Prado teve dificuldade para ultrapassar o líder Renaux nas primeiras voltas. Renaux liderou duante 6 voltas e começou a sentir a pressão dos adversários, cedendo na 7ª volta a posição de líder para Jorge Prado. O espanhol inicialmente assumiu a liderança mas uma volta depois, Febvre também ultrapassou o seu compatriota francês e por sua vez colocou o líder Prado sob pressão. Atrás dos dois líderes, Gajser aproximava-se cada vez mais. O esloveno do Team HRC não perdeu tempo, agarrando primeiro Febvre e depois Prado na 12ª volta e assumindo a liderança. Com algumas voltas rápidas, Gajser conseguiu ganhar alguma distancia que se no final se revelaria preciosa para vencer a corrida.
Nas últimas 5 voltas, Jeffrey Herlings (KTM), mais uma vez interveio tarde, mas de forma eficaz: não teve um bom arranque e teve que lutar para subir do 10º lugar na primeira metade da corrida. Depois de metade da distância da corrida, ‘The Bullet’ finalmente alcançou o 4º lugar e diminuiu a diferença para o top 3. No final, o holandês voltou a aparecer de forma fenomenal e ultrapassou Romain Febvre e Jorge Prado em altíssima velocidade nas curvas . Isso o colocou em segundo lugar. No final, a diferença para o líder Tim Gajser era muito grande, Herlings ficou em segundo, atrás de Tim Gajser , que venceu a segunda corrida com uma vantagem de 6,9 segundos sobre Herlings .
Com duas vitórias em corridas, Tim Gajser tornou-se o brilhante vencedor do Grande Prêmio da Suíça , pois deu um claro passo à frente na luta pelo título em Frauenfeld. O líder do mundial conseguiu novamente destacar-se claramente no topo da tabela. Após 17 das 20 corridas do campeonato, o esloveno dobrou a vantagem sobre Prado de 9 para 18 pontos em Frauenfeld!
“Estou obviamente muito contente com a forma como o dia de hoje correu, sentindo-me muito bem na moto e sendo capaz de mostrar isso na pista.” Disse Tim Gajser. “Em ambas as corridas, tive algumas linhas muito boas que me permitiram fazer as ultrapassagens necessárias e, assim que assumi a liderança, consegui controlar o resto da corrida. Estou muito entusiasmado por ir para a Turquia, pois é uma pista de que gosto, e manter esta dinâmica.”
Jeffrey Herlings ficou em segundo lugar no pódio com dois segundos lugares . “Estou feliz com a minha pilotagem, mas as minhas partidas ainda não estão a funcionar”, explicou o holandês, um pouco irritado. “Se tivesse feito boas partidas poderia ter lutado pela vitória aqui. Assim, fiquei apenas em segundo.”
Jorge Prado também se mostrou frustrado no pódio: “Fiquei um pouco fora da pista neste fim de semana porque tive problemas de saúde. Torci a perna na primeira manga e não consegui atingir todo o meu potencial. Ainda temos três Grandes Prémios e continuaremos a lutar até ao fim.”
O herói local Jeremy Seewer perdeu o pódio na 4ª posição da geral, mas melhorou do 5º para o 4º lugar na tabela do campeonato.
A próxima etapa do Campeonato do Mundo acontece na Turquia dentro de duas semanas. Seguem-se os dois últimos Grandes Prémios da temporada, no dia 16 de setembro na China e em 29 de setembro na Espanha.