AMA Pro Motocross, MX250: Levi Kitchen vence em Unadilla
Com um segundo e primeiro lugares, o piloto de fábrica da Pro Circuit Kawasaki, Levi Kitchen, venceu a 9ª rodada do Nacional de Motocross dos EUA em Unadilla, à frente do líder Haiden Deegan (Yamaha) e de Jalek Swoll (Triumph).
Na famosa pista de Unadilla, situada no estado de Nova Yorque, o piloto de fábrica da Kawasaki, Levi Kitchen foi o primeiro a pisar a linha branca do holeshot, logo à frente do seu companheiro de equipe Ty Masterpool , mas foi o piloto de fábrica do HRC, Chance Hymas, quem assumiu a liderança sobre Kitchen no primeira volta, sobre Anstie e Deegan. Tom Vialle (KTM) foi protagonista de um acidente espetacular na primeira volta: o francês caiu de lado numa descida após um salto, girou para frente e para trás e foi catapultado da moto. Depois disso, Vialle ficou completamente fora de controle e regressou à pista na última posição.
Chance Hymas assumiu a liderança na primeira volta e construiu uma vantagem confortável de 7 segundos na 10ª volta, mas também caiu espetacularmente numa descida , foi atingido pela sua moto no chão, ficou caído debaixo da sua Honda e teve que ser libertado pelos comissários de pista. Foi o fim da sua corrida. Depois, estourou um duelo entre Kitchen e Deegan , que ‘Dangerboy’ venceu no final. Deegan venceu a primeira corrida por 1,6 segundos sobre Kitchen, Anstie , Shimoda e Garrett Marchbanks , que conseguiu regressar à equipa de fábrica Pro Circuit Kawasaki.
Levi Kitchen também venceu a largada da segunda volta à frente de Ty Masterpool , que caiu na primeira volta. O piloto de fábrica da HRC, Jo Shimoda, estava em segundo lugar e tentou diminuir a diferença para o líder Kitchen , mas numa curva para a esquerda caiu sobre a roda dianteira e sofreu uma lesão no braço. O japonês teve que ser retirado da pista pela equipa médica.
Chance Hymas que tinha caído na primeira manga enquanto estava na liderança, participou da segunda corrida, mas cedo percebeu que nada ia dar certo após a sua queda e encerrou a sua corrida nas boxes.
Primeiro pódio da Triumph no US Nationals
No final do dia, Kitchen e Deegan empataram na liderança com 37 pontos. O desempate a favor de Kitchen foi o seu melhor resultado na segunda manga. Atrás deles estão 3 pilotos com 34 pontos nas posições 3, 4 e 5 e como Jalek Swoll se saiu melhor que Marchbanks e Anstie na segunda manga, Swoll ficou em terceiro lugar no pódio – o primeiro pódio da Triumph no US Nationals .
Depois do drama na primeira volta, Tom Vialle terminou a segunda manga em terceiro lugar. Depois de não conseguir somar nenhum ponto na primeira volta, o francês caiu de segundo para o terceiro lugar na tabela do campeonato. Haiden Deegan conseguiu ampliar a sua vantagem no campeonato de 54 para impressionantes 70 pontos. Isso significa que está muito próximo de chegar ao título e que provavelmente poderá comemorar a vitória no campeonato em Budds Creek, no próximo fim de semana.
Resultado MX250, Unadilla, EUA
1. Levi Kitchen (EUA), Kawasaki, 2-1
2. Haiden Deegan (EUA), Yamaha , 1-2
3. Jalek Swoll (EUA), Triumph, 6-4
4. Garrett Marchbanks (EUA), Kawasaki, 5 -5
5. Max Anstie (GBR), Yamaha , 3-8
6. Pierce Brown (EUA), GASGAS, 7-7
7. Jo rdon Smith (EUA), Yamaha , 12-6
8. Ty Masterpool (EUA), Kawasaki, 9-9
9. Julien Beaumer (EUA), KTM , 8-10
10. Ryder DiFrancesco (EUA), GASGAS, 10-11
11. Tom Vialle (FRA), KTM , 22-3
12. Jo Shimoda (JAP), Honda, 4-34
…
17. Joey Savatgy (EUA), Triumph, 40 ( DNF ) -12
Campeonato MX250
1. Haiden Deegan (EUA), Yamaha , 408 pontos
2. Levi Kitchen (EUA), Kawasaki, 338, ( -70 )
3. Tom Vialle (FRA), KTM , 327, ( -81 )
4. Jo Shimoda (JAP ), Honda, 289, ( -119 )
5. Chance Hymas (EUA), Honda, 275, ( -133 )
6. Ty Masterpool (EUA), Kawasaki, 259, ( -149 )
7. Pierce Brown (EUA). ), GASGAS, 225 ( -183 )
8. Jalek Swoll (EUA), Triumph, 221, ( -187 )
9. Ryder DiFrancesco (EUA), GASGAS, 204, ( -204 )
10. Jordon Smith (EUA), Yamaha , 191, ( -217 )