MotoGP, A luta pelo título após as primeiras sete rondas
Enquanto o MotoGP tem uma pausa de três semanas, vai sendo o mercado de pilotos a merecer o principal destaque. Contudo, antes do regresso do MotoGP, importa olhar para a luta pelo título, com cinco pilotos separados por 70 pontos.
Jorge Martín é o líder após estas primeiras rondas, com 171 pontos, após uma prova em Mugello onde sofreu o seu primeiro DNF numa corrida sprint. Antes de Mugello, a vantagem de Martín era de 39 pontos depois de um fim de semana perfeito em França e um quarto e um segundo lugares na Catalunha. Contudo, Bagnaia respondeu com duas vitórias em Mugello e encurtou a distância para um Martín que não venceu nas últimas duas rondas.
Já Bagnaia teve um início de época tremido, com uma queda no domingo em Portugal e um fim de semana discreto em Austin. Para além disso, o italiano teve abandonos em três sprints consecutivos (Jerez, Le Mans e Barcelona), com os domingos a ajudarem a sua causa. Bagnaia venceu três das últimas quatro corridas de domingo e a dupla vitória em Mugello ajudou-o a aproximar-se de Martín antes de Assen.
Marc Márquez emergiu este ano na Gresini, tendo a ligeira desvantagem de ter uma GP23, ao contrário das GP24 de Martín e Bagnaia. O espanhol ainda não venceu este ano, mas esteve perto de o fazer em Jerez e Le Mans, tendo conseguido recuperar até ao pódio em França e em Barcelona. Márquez tem três segundos lugares consecutivos em sprints e três pódios no domingo nas últimas quatro provas, fazendo com que esteja a 35 pontos de Martín.
Enea Bastianini e Pedro Acosta estão mais distantes (Bastianini está a 57 pontos, Acosta está a 70), mas ambos têm sido ameaças regulares ao pódio e têm sido consistentes. Mesmo que não se sagrem campeões este ano, ambos vão ter uma palavra a dizer em muitos Grandes Prémios, faltando saber se Acosta se consegue tornar no vencedor mais jovem da classe principal antes da pausa de verão.
Top-10 do campeonato:
- Jorge Martín – 171 pontos
- Francesco Bagnaia – 153
- Marc Márquez – 136
- Enea Bastianini – 114
- Pedro Acosta – 101
- Maverick Viñales – 100
- Brad Binder – 85
- Aleix Espargaró – 82
- Fabio Di Giannantonio – 74
- Álex Márquez – 51