MotoGP, Itália, Treino: Bagnaia dizimou a concorrência, Oliveira 4º
Francesco Bagnaia (Lenovo Ducati Team) foi o piloto mais rápido da primeira sessão de treinos do Grande Prémio de Itália de MotoGP. O italiano fez a sua melhor volta em 1:44.938 minutos, batendo Alex Rins (Monster Energy Yamaha) por 273 milésimos, com Pedro Acosta (Red Bull GASGAS Tech3) em terceiro, a 388 milésimos. O português Miguel Oliveira (Trackhouse Racing Aprilia) garantiu o 4º melhor tempo e com isso a passagem directa à Q2.
Terminada esta sessão, apenas os 10 pilotos mais rápidos passariam automaticamente à segunda qualificação, sendo os restantes obrigados a ir à Q1. Francesco Bagnaia lidera o dia de abertura do MotoGP italiano em Mugello, graças a uma impressionante volta abaixo de 1m 45s. Marc Márquez também passou direto à Q2.
Com três minutos decorridos o piloto de testes da KTM, Pol Espargaro, igualou a velocidade máxima mais rápida de sempre no MotoGP. Espargaro registou uma velocidade máxima de 366,1km/h, enquanto Maverick Vinales manteve o seu impressionante início no MotoGP italiano ao igualar o seu tempo do T1.
Marc Marquez conseguiu, então, bater a barreira do 1m 45s, com quase seis décimos de vantagem sobre Vinales. O antigo companheiro de equipa de Marquez na Honda, Joan Mir, sofreu um grande momento ao passar pela gravilha na chicane rápida do sector quatro.
Depois de ter feito uma trapalhada na curva 1 no T1, Pedro Acosta repetiu o erro nos primeiros dez minutos do segundo treino. Acosta passou pela gravilha enquanto Bagnaia colocou a sua Ducati de fábrica em terceiro, atrás de Marquez e Alex Rins.
Fabio Quartararo, tal como Rins, estava a realçar as melhorias que a Yamaha tem feito ao fazer um brilhante trabalho para se manter a par de Jorge Martin, que fez duas voltas rápidas consecutivas para chegar a P6. Acosta sofreu uma grande queda na curva 13 que deixou a sua RC16 destruída, no entanto, o jovem espanhol estava bem e ficou imediatamente de pé.
À medida que os últimos 20 minutos se aproximavam, Vinales foi um dos primeiros a atacar o tempo, voltando ao topo da tabela classificativa. Vinales perdeu um pouco de tempo no sector quatro, mas não foi suficiente para o impedir de ultrapassar Marquez.
Tentando entrar nos três primeiros, Jorge Martin ficou preso atrás de Miguel Oliveira na sua segunda volta de ataque cronometrado, antes de um erro na terceira, que o impediu de melhorar a sua posição de P4. Quando os últimos ataques de tempo começaram, Bagnaia efectuou uma volta impressionante ao quebrar a barreira do 1m 44s.
O campeão do mundo ficou com quase cinco décimos de vantagem sobre Vinales, antes de Oliveira ficar em segundo, à frente de Marc Marquez e Martin. Acosta e Rins fizeram grandes voltas no final, com este último a conseguir colocar-se em segundo, atrás de Bagnaia. O atual campeão do mundo terminou a sessão como o mais rápido, à frente de Rins, Acosta, Oliveira e Marc Marquez.
A categoria de MotoGP volta à ação amanhã a partir das 9h10 para o Treino Livre 2.
Resultado do Treino de MotoGP
1º Francesco BAGNAIA – 1:44.938 minutos
2º Alex RINS + 0.273
3º Pedro ACOSTA + 0.388
4º Miguel OLIVEIRA + 0.402
5º Marc MARQUEZ + 0.407
6º Enea BASTIANINI + 0.465
7º Jorge MARTIN + 0.467
8º Alex MARQUEZ + 0.474
9º Maverick VIÑALES + 0.486
10º Aleix ESPARGARO + 0.523