MotoGP, França, Antevisão: Pilotos atacam a pista de Le Mans
Depois de um Grande Prémio em Jerez marcado por nova batalha entre Francesco Bagnaia e Marc Márquez, com Bagnaia a levar a melhor depois da queda de ambos em Portimão, vai haver mais ação no próximo fim de semana, em Le Mans.
Em Espanha, Bagnaia deu a melhor resposta possível, depois de alguns Grandes Prémios em que não tinha estado na luta pela vitória, com Márquez a ficar perto, mas ainda sem conseguir voltar às vitórias (embora no final tenha festejado bastante o pódio). Com a queda de Jorge Martín, Bagnaia ganhou pontos importantes ao líder, com 17 pontos a separar os dois candidatos ao título do ano passado. Continuando pela Ducati, Marco Bezzecchi voltou ao seu melhor em Jerez depois de uma pré-época mais difícil, com Álex Márquez e Enea Bastianini também a lutarem nos lugares cimeiros. Já Franco Morbidelli e Fabio Di Giannantonio vão querer dar um passo para estarem mais perto dos respetivos colegas de equipa.
No que toca à KTM, Pedro Acosta teve em Jerez o seu fim de semana mais difícil no MotoGP até agora, embora tenha alcançado um pódio no sprint após uma queda na qualificação. Contudo, o espanhol voltou a cair no warm up e teve um péssimo arranque, caindo quase para fora do top-20, só conseguindo recuperar até à décima posição no final. Já Brad Binder conseguiu bons pontos no domingo, ao passo que Jack Miller quer voltar a ficar o máximo de tempo possível no grupo da frente. Por seu lado, Augusto Fernández regressa a uma pista onde conseguiu um excelente quarto lugar na última época.
Na Aprilia, Maverick Viñales também teve uma prova mais dura em Jerez, depois de brilhar nos Estados Unidos. A chuva na qualificação fê-lo sair de fora do top-10, tendo caído no sprint e tendo sido batido por Miguel Oliveira na corrida de domingo. Aleix Espargaró tem tido uma época ainda mais difícil, procurando voltar ao caminho certo, algo que Miguel Oliveira parece ter feito em Espanha, sendo a melhor Aprilia em ambas as corridas. Raúl Fernández, por seu lado, vai tentar terminar mais vezes dentro dos dez primeiros.
Na Yamaha, houve uma surpresa positiva entre as dificuldades de Jerez, com Fabio Quartararo a terminar inicialmente no pódio do sprint e depois no quinto lugar após uma penalização. Já no domingo, Quartararo apenas conseguiu conquistar um ponto, com Álex Rins ligeiramente à frente. Em França, numa prova caseira para Quartararo, a Yamaha vai procurar continuar a melhorar, sobretudo em qualificação.
Na Honda, os pilotos falaram sobre uma nova direção para a moto no teste de Jerez, com Le Mans a ser mais uma oportunidade para evoluir nesse sentido. Nem tudo foi mau em Jerez, com Joan Mir a ser 12.º, à frente das duas Yamaha, mas tanto ele como Takaaki Nakagami, Luca Marini e Johann Zarco vão querer mais, sobretudo Zarco, que também corre em casa.