MXGP, Portugal: Prado e Kay de Wolf lideram as respectivas categorias
Após uma pausa de duas semanas, o Campeonato do Mundo de Motocross volta à ação com o GP de Portugal no Crossódromo Internacional de Águeda para dois dias de muita ação.
Com uma história que remonta a 1985, quando o holandês Davy Strijbos conquistou a vitória com uma Honda de 125cc, a pista de Águeda viu vitórias de nomes lendários como Eric Geboers, Jacky Martens, Alessio Chiodi e Ben Townley na sua gloriosa história. Para os pilotos com mais vitórias, basta chegar ao topo da lista de vencedores de todos os tempos do GP, já que Antonio Cairoli e Jeffrey Herlings venceram 5 vezes em Portugal, com Stefan Everts o recordista antes deles com 4 vitórias em Águeda. Surpreendentemente, Cairoli está claramente na frente com um total de 12 vitórias individuais em comparação com Herlings com 7 e Everts com 6.
Jorge Prado à defesa do título no MXGP
O atual campeão mundial de MXGP, Jorge Prado, ainda lidera o campeonato pela Red Bull GASGAS Factory Racing , embora tenha perdido alguns pontos no fim de semana do MXGP de Trentino para o seu principal adversário, então Tim Gajser (Honda) que está agora apenas 13 pontos atrás. O líder da Kawasaki Racing Team, Romain Febvre, ultrapassou Jeffrey Herlings para o terceiro lugar na série depois de vencer a primeira corrida em Pietramurata, mas ainda está 45 pontos atrás do titular da placa vermelha, dez à frente do líder da Red Bull KTM Factory Racing.
Jeffrey Herlings venceu o MXGP de Portugal do ano passado, um resultado que o deixou empatado com Stefan Everts com 101 vitórias em Grandes Prémios de todos os tempos, antes de conquistar mais duas na temporada passada. “The Bullet” venceu em Águeda durante três anos consecutivos na MX2, de 2011 a 2013, bem como uma dupla derrota para Cairoli no MXGP em 2018.
Holandês voador domina nas MX2
Kay de Wolf (Husqvarna Factory Racing) lidera a categoria de MX2 na chegada a Portugal e, embora não tenha conseguido vencer em Trentino, perdeu apenas três pontos no fim de semana para o seu principal perseguidor, Simon Laengenfelder (Red Bull GASGAS), que ocupa a segunda posição no campeonato a 26 pontos do líder. O terceiro nesta categoria é Thibault Benistant (Monster Energy Yamaha) a 39 pontos. O belga Liam Everts (Red Bull KTM Factory) que conquistou a vitória em Trentino subiu ao 7º lugar na classificação, tendo perdido o MXGP da Argentina devido a uma lesão no polegar na pré-temporada.
Campeonato do Mundo de MXGP: 1. Jorge Prado (GASGAS), 219 pontos; 2. Tim Gajser (Honda), 206 pontos; 3. Romain Febvre (Kawasaki), 174 pontos; 4. Jeffrey Herlings (KTM), 164 pontos; 5. Pauls Jonass (Honda), 142 pontos; etc.
Campeonato do Mundo de MX2: 1. Kay de Wolf (Husqvarna), 213 Pontos; 2. Simon Laengenfelder (GASGAS), 187 pontos; 3. Thibault Benistant (Yamaha), 148 pontos; 4. Lucas Coenen (Husqvarna), 147 pontos;. 5. Andrea Adamo (KTM), 139 pontos; 6. Mikkel Haarup (Triumph), 131 pontos; etc.