Moto2: Mesmo com duas ‘Long Lap’ Aldeguer ficou à beira do pódio
Fermín Aldeguer ‘queimou’ a partida e por isso foi penalizado com uma dupla Long Lap, mas não houve piloto mais rápido na corrida de Moto2 do passado domingo.
O nome “Fermin Aldeguer” tem sido falado com frequência no paddock nas últimas semanas. Graças às suas conquistas na Moto2, o jovem piloto de 18 anos conseguiu garantir um contrato com a Ducati MotoGP logo no início da atual temporada.
Com o segundo lugar na grelha, o piloto da Speed Up tinha tudo na mão para uma tarde brilhante em Portimão, mas antecipou a partida, levando a que a direção de corrida lhe atribuisse uma pnealização dupla de “volta longa” de acordo com as regras aplicáveis.
As regras afirmam claramente: nenhuma roda pode girar sob o sinal vermelho. No entanto, as câmaras de vídeo documentaram uma movimentação da moto #54. Aldeguer que rolou alguns centímetros sob o vermelho. Sem ultrapassar as marcações da sua posição inicial, a máquina parou novamente sob a luz vermelha. Quando o sinal verde veio, o espanhol partiu do ponto correto. Não houve vantagem desde o início, o que não muda a regra nem as consequências.
Fermín Aldeguer rapidamente tomou nota da penalização e a estrela da Moto2 moveu-se na pista como uma bola saltitante. Na 4ª volta, Aldeguer entrou pela primeira vez no espaço de ‘Long Lap’ e desceu ao 11º lugar. A manobra foi repetida na 7ª volta e o espanhol voltou à corrida na 13ª posição.
Nas 14 voltas restantes, enquanto todo o pelotão se organizava e entregava tempos consistentes aos monitores, Aldeguer fez as voltas mais rápidas consecutivas. Um recorde de 1:42.221 foi 0,3 segundos mais rápido que a melhor volta do vencedor da corrida, Aron Canet, quase apesar do tráfego.
Aldeguer bateu nove adversários na difícil ‘montanha russa’ e ficou a um pequeno passo de um lugar no pódio. O piloto da Speed Up terminou em quarto lugar, 3,5 segundos atrás do vencedor. Em termos de ritmo, Fermín Aldeguer foi o melhor homem do GP de Portugal. Infelizmente, também foi o piloto mais nervoso na linha de partida, hipotecando desde logo uma possível vitória.