Rivais no motociclismo: Mike Hailwood vs Giacomo Agostini

Por a 22 Dezembro 2017 13:03

Nos próximos dias o MotoSport vai apresentar algumas das rivalidades, que marcaram a história sexagenária do Mundial de Motociclismo. Rivalidades que colocaram em confronto diferentes estilos e personalidades, tudo por um lugar na história.

Mike Hailwood vs Giacomo Agostini

Esta talvez tenha sido a primeira grande rivalidade do Campeonato do Mundo de Motociclismo, ou pelo menos aquela que captou inicialmente a atenção do público que seguia a modalidade. Um britânico e um italiano, duas personalidades diferentes mas cujas histórias de vida partilhavam alguns pontos de contacto até ambos se encontrarem na MV Agusta em 1965.

Mike ‘The Bike’ foi a primeira verdadeira superstar do motociclismo, um predestinado vindo de uma família rica – o pai fez fortuna a vender motos na Grã-Bretanha – e que em miúdo aprendeu a pilotar num terreno de 30 mil metros quadrados onde desgastou uma oval das constantes voltas que fazia aos domingos a seguir à missa. Um fenómeno que teve sempre as melhores motos que o dinheiro podia comprar… mas que as levava ao limite com o à-vontade dos predestinados.

Dois anos mais novo, Agostini também vinha de uma família abastada – o pai era um rico industrial de Bergamo – mas o jovem italiano teve primeiro de convencer o difícil conde Agusta – num episódio tipo ‘O Padrinho’ – a dar-lhe uma oportunidade em 1965 como companheiro de Hailwood. O britânico tinha sido campeão pela primeira vez nas 250cc em 1961, com um pequena firma japonesa chamada… Honda. Seguiram-se mais quatro títulos na classe-rainha, das 500cc, com a MV Agusta, o último dos quais em 1965 já com o jovem ‘Ago’ como companheiro de equipa.

O italiano terminou seis corridas no segundo lugar logo atrás de Hailwood, estudando o seu futuro rival. No final do ano, Hailwood deixou a marca italiana cansado do feitio do conde Agusta e acusando-o de preferir o jovem Agostini.

À espera de Mike ‘The Bike’ estava Soichiro Honda, que queria a todo o custo acabar com o domínio da MV Agusta no Mundial. Foi aí que a rivalidade de Agostini e Hailwood (assim como da MV Agusta e Honda) atingiu o seu apogeu, alastrando inclusive ao lendário TT da Ilha de Man. O britânico e a Honda ainda tiveram o ‘gostinho’ de bater os italianos no Mundial de 350cc por duas vezes, mas o binómio Agostini-MV Agusta já estava no seu auge na classe-rainha, onde Agostini seria campeão sete anos consecutivos.

Hailwood retirou-se do Mundial muito antes, em 1967, mas a rivalidade entre os populares ‘The Bike’ e ‘Ago’ povoou o imaginário dos adeptos e da imprensa.

 

 

author avatar
Redacção
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x