MotoGP, Valência, Sprint: Martín vence, fica a 14 pontos e leva a decisão para o último dia

Por a 25 Novembro 2023 14:29

Jorge Martín (Pramac) venceu a corrida sprint do Grande Prémio da Comunidade Valenciana de MotoGP. O espanhol cumpriu a distância em 19:38.827 minutos, batendo Brad Binder (KTM) por 190 milésimos, com Marc Márquez (Honda) em terceiro, a 2.122 segundos.

Era Maverick Viñales que partia da pole position, mas foi Pecco Bagnaia a chegar na liderança à primeira curva, mas depois Viñales reconquistou o lugar. Já Jorge Martín saltou logo para terceiro, imediatamente atrás do campeão. Johann Zarco não arrancou tão bem e caiu para a sétima posição. Entretidos um com o outro, os candidatos ao título perderam posição para Marc Márquez e Brad Binder, mas com Martín a passar para a frente de Bagnaia. Martín depois ultrapassou Márquez, subindo ao terceiro lugar. Na frente, Viñales tinha uma vantagem de sete décimas e meia sobre Brad Binder. Atrás de Bagnaia seguiam Fabio Quartararo, Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio e Álex Márquez nos restantes lugares pontuáveis.

Quartararo e Bezzecchi iam travando uma boa batalha, com Bezzecchi a ultrapassar o francês, mas a receber resposta imediata do homem da Yamaha, que voltou ao sexto posto. Na frente, Binder ia recuperando terreno a Viñales, com Bagnaia, em quinto, a mais de um segundo de Marc Márquez. A nove voltas do fim, surgiu a primeira queda, com Fabio Quartararo a cair quando tentava ultrapassar Pecco Bagnaia. Mais à frente, Binder ensaiou o primeiro ataque a Viñales, mas este respondeu prontamente, mantendo a liderança. Mas, na volta seguinte, Binder conseguiu mesmo fazer valer o seu ataque, saltando para a frente.

Bagnaia seguia no quinto lugar, ainda a mais de um segundo do quarteto da frente, composto por Binder, Viñales, Martín e Marc Márquez. Mas Viñales ia andando para trás e Martín ultrapassou-o a seis voltas do fim. Pouco depois, Márquez retirava Viñales dos lugares de pódio, ao mesmo tempo que Martín passava para a frente da corrida, ultrapassando Brad Binder. Bagnaia mantinha o quinto lugar, seguido de perto por Fabio Di Giannantonio, com Bezzecchi, Álex Márquez e Zarco a ocuparem os restantes lugares pontuáveis. Martín conseguiu mesmo controlar a distância para Binder até ao final, vencendo a sprint e encurtando para 14 pontos a distância para o último dia de campeonato.

Binder terminou em segundo, com Marc Márquez a dar um pódio numa corrida sprint à Honda no seu último fim de semana com a equipa. Maverick Viñales terminou em quarto, com Pecco Bagnaia em quinto. Di Giannantonio optou por não atacar o campeão do mundo, ficando à frente de Bezzecchi, Álex Márquez e Johann Zarco.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x