MotoGP, Qatar, T2: Quartararo mais rápido, Martin e Espargaró a apenas 73 milésimos!
Fabio Quartararo (Yamaha) foi o piloto mais rápido no último treino de MotoGP do Grande Prémio Qatar. O piloto francês venceu a sessão com uma volta de 1:53.531, deixando Jorge Martin (Pramac Ducati) e Aleix Esparagaró (Aprilia Racing) a somente 73 milésimos.
Numa sessão que não contava absoutamente para nada, apenas para definir os últimos ajustes nas motos antes das duas qualificações (Q1 e Q2), Fabio Quartararo começou por ser o piloto mais rápido, demonstrando que as Yamaha estão rápidas no circuito de Losail. Franco Morbidelli também rodou rápido a início com a M1, depois de ter sido protagonista de uma cena caricata com Aleix Espargaró. O italiano rodava a baixa velocidade na linha ideal e com isso boqueou a passagem ao espanhol da Aprilia; as coisas aqueceram entre os dois e nervoso deu uma chapada a Morbidelli – o que lhe pode valer uma sanção, veremos.
Fora destas escaramuças esteve o português Miguel Oliveira, que a início chegou a colocar RS-GP #88 da RNF na segunda posição, baixando ao quarto lugar posteriormente, a 12 minutos do final da sessão. Nessa altura, Aleix Espargaró já tinha subido a primeiro, fazendo baixar o francês da Yamaha ao segundo lugar. Mostrando a sua boa forma neste final de temporada e ainda sem contrato firmado para o próximo ano, Fabio Di Giannantonio com a Ducati da Gresini subia a terceiro na frente de Franco Morbidelli. A 14 minutos do final os dois pilotos da RNF, Miguel Oliveira e Raul Fernandez, fechavam por esta ordem a classificação dos seis primeiros.
Os dois candidatos ao título mundial tinham posições dispares, com Pecco Bagnaia em P8 a dois minutos do final da sessão, isto enquanto Jorge Martin vinha atrasado, em P10, procurando num derradeiro time-attack aproximar-se do tempo do campeão mundial da Ducati. Procurou, e conseguiu, subindo a P3, a 12 minutos do final. Na frente, a disputa pelo primeiro lugar entre Quartararo e Espargaró, continuava a ser liderada pelo francês da Yamaha. Até ao final, Jorge Martin subia a segundo, terminando a sessão a 73 milésimos do venecedor da sessão Fabio Quartararo. Espargaró, Di Giannantonio, Morbidelli e Miguel Oliveira fechariam a classificação dos seis primeiros.
A primeira qualificação (Q1) de MotoGP está agendada para as 12h40.