BSB, Brands Hatch: Bridwell dedicou título ao falecido irmão Ollie

Por a 16 Outubro 2023 21:46

O final de temporada das Superbikes Britânicas de 2023 em Brands Hatch não poderia ter sido mais espetacular. Após 33 corridas este ano, meio ponto separou os dois primeiros lugares.

O campeonato sofreu uma reviravolta dramática na penúltima prova em Donington Park. Os dois pilotos da Ducati Glenn Irwin e Tommy Bridewell viveram um fim de semana negro na pista do Campeonato do Mundo de Superbike há duas semanas , o que trouxe o piloto da Yamaha Kyle Ryde de volta à luta pelo título, apesar de Irwin e Bridewell já terem uma considerável vantagem de pontos.

Na final do BSB em Brands Hatch, Ryde venceu a primeira corrida e deu mais um passo rumo aos dois primeiros. Com Bridewell e Irwin conquistando o 3º e 4º lugares, Bridewell entrou no último dia de corrida no domingo com uma vantagem de 10,5 pontos sobre o seu companheiro de equipa da Ducati. Restavam duas corridas e um total de 70 pontos em disputa. Ryde estava 27 pontos atrás, em terceiro lugar.

No entanto, o domingo no percurso de montanha e vale de 3.908 km foi dominado pelos dois primeiros do campeonato. Irwin garantiu a sua nona vitória da temporada pela manhã e a décima à tarde. Mas a decisão do campeonato só foi tomada na última volta da última corrida deste ano – a favor do companheiro de equipa.

Bridewell ficou em segundo lugar nas duas últimas corridas e, com a manobra contra o concorrente da Yamaha Ryde na última volta, conquistou o título do campeonato de alto nível de Superbike. Bridewell comemorou oito vitórias e mais onze pódios em 2023, triunfando sobre Irwin por apenas 0,5 pontos.

Bridewell dedicou este título a seu falecido irmão Ollie e ao chefe de equipa Paul Bird, que morreu há um mês. “Tudo o que faço na minha vida dedico ao meu irmão. No dia em que perdi Ollie, prometi-lhe que me tornaria campeão britânico e hoje esse dia chegou”, disse Bridewell após o seu maior sucesso na carreira.

“Tenho o maior respeito por Glenn, ele trouxe à tona o que há de melhor e de pior em mim e colocou mais pressão sobre mim do que qualquer companheiro de equipa já fez. Ele é um piloto incrível e definitivamente sabe como movimentar uma moto”, disse a estrela da Ducati. “Estar aqui e poder dizer que finalmente ganhei o BSB é simplesmente inacreditável. Obrigado à equipa, obrigado a todos que me apoiam e espero que seja apenas o começo. Estou completamente sem palavras.”

Classificação final do BSB após 33 corridas:

1. Tommy Bridewell (Campeão Britânico de SBK 2023), Ducati, 455 pontos

2. Glenn Irwin, Ducati, 454,5

3. Kyle Ryde, Yamaha, 422

4. Jackson, Kawasaki, 376,5

5. Leon Haslam, BMW, 369


6. Jason O’Halloran, Yamaha, 365,5


7. Josh Brookes, BMW, 340


8. Ryan Vickers, Yamaha, 306


9. Iddon, Ducati, 306


10. Kennedy, Yamaha, 175

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x