MotoGP, Franco Morbidelli: “A Ducati está perto do máximo em todas as áreas”

Por a 4 Outubro 2023 17:46

Franco Morbidelli começou a temporada de 2023 com o seu futuro no MotoGP incerto, mas irá terminá-la sabendo que trocará a Yamaha em dificuldades por uma Desmosedici GP23 vencedora do título de Construtores.

Apesar de três vitórias e cinco pódios na Petronas Yamaha, Morbidelli não chegou perto de repetir esses resultados depois de cair de pára-quedas na equipa Monster de fábrica no lugar de Maverick Vinales em 2021.Embora mais próxima do companheiro de equipe Fabio Quartararo nesta temporada – a dupla está atualmente em décimo e décimo segundo no campeonato do mundo – a Yamaha decidiu que uma mudança seria melhor para ambas as partes e contratou Alex Rins para 2024.

A partir de então, desde logo ‘transpirou’ que Morbidelli poderia passar para um assento satélite da Ducati, inicialmente numa moto com um ano de idade na VR46. Mas, quando Marco Bezzecchi  recusou uma moto de fábrica na Pramac para permanecer na equipa de Valentino Rossi.

Isto foi o suficiente para o italiano de 28 anos conseguir um lugar na Prima Pramac Ducati em 2024 ao lado do actual candidato ao título Jorge Martin numa GP24, com especificações idênticas às motos de fábrica de Francesco Bagnaia e Enea Bastianini. Foi isto apenas sorte, o italiano conseguir um assento numa moto que não só ocupa os três primeiros lugares do campeonato do mundo – com Bagnaia, Martin e Bezzecchi -como também venceu 22 das 28 corridas desta temporada!

O que pensa Morbidelli sobre a Ducati Desmosedici GP?

“Acho que claramente a Ducati está a fazer um trabalho maravilhoso. Eles conseguiram fazer um belo trabalho desde 2017, na verdade, quando Dovi foi o único que conseguiu lutar com o Marc. E a partir daí o pacote só vem melhorando e podemos ver os resultados agora.”

“Não diria perfeitamente, mas a moto adapta-se muito bem aos pneus, à aerodinâmica, a tudo o que é exigido neste momento. Tudo o que está no livro de regras neste momento, a Ducati está extraindo e aproveitando ao máximo. Essa é a força deles. Estão perto do máximo em todas as áreas: na utilização dos pneus, no lado eletrónico, no lado aerodinâmico, no lado do chassis, estão perto do máximo. Com certeza há áreas onde outras marcas podem ser melhores, mas em média, no geral, é a melhor moto.” Concluiu Franky.

author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x