EWC, 8 Horas de Suzuka: Honda na liderança do Campeonato do Mundo

Por a 7 Agosto 2023 22:44

Como ficou o resultado do Mundial de Endurance após as 8 Horas de Suzuka? Esta e outras questões abordamos neste artigo, começando pela equipa que perdeu a liderança do campeonato.

O azar da YART Yamaha foi imenso na prova que se disputou no circuito que é propriedade da Honda. Para piorar, a equipa austríaca também perdeu a liderança do Mundial de Endurance 2023 para a marca alada, que investiu todos os seus ‘tokens’ para brilhar alto na prova japonesa do Campeonato do Mundo de Endurance.

Mandy Kainz, chefe de equipa da YART Yamaha, queria o primeiro pódio em Suzuka para a a equipa austríaca, mas depois de apenas três horas, isso era apenas uma miragem. A desilusão ocorreu depois de apenas duas horas, quando a Yamaha R1 ficou parada com um problema eletrónico durante o segundo stint.

Karel Hanika teve a tarefa ingrata e suada de levar a moto de volta aos boxes – o piloto checo empurrou a R1 com o fato de couro completo por mais de 30 minutos no calor subtropical! “Quando a moto parou, Karel estava o mais longe possível das boxes. Ele teve que empurrar a moto até ao fim e, como não conseguiu atravessar a pista, também teve que subir ladeira e atravessar o túnel. Foi um feito inacreditável”, elogiou Kainz o esforço heróico do checo. “Depois disso tivemos outro pequeno problema (n.d.r.: saltou um parafuso da carenagem), mas todos os pilotos mostraram determinação e velocidade incríveis e fizeram uma grande recuperação.”

A Yoshimura SERT Motul (Suzuki #12) foi a primeira líder da corrida na última hora tinha o segundo lugar na mão, mas quando a chuva chegou ao circuito Gregg Black caiu na zona molhada do circuito ao passar na linha branca interior, logo depois de montar pneus de chuva

A situação após três horas era desesperante: a YART era apenas 43ª entre 49 participantes, 14 voltas atrás da equipa líder do Team HRC. No entanto, Niccolo Canepa e Hanika mostraram um incrível espírito de luta e estabeleceram tempos de volta nas horas restantes que facilmente teriam sido suficientes para chegar ao pódio… sem o incidente. A corrida para alcançá-lo terminou na 23ª colocação, 13 voltas atrás do vencedor. Em suma, o principal objetivo da YART em Suzuka de estender a liderança do campeonato sobre a FCC TSR Honda France estava perdido.

A equipa franco-japonesa da Honda (FCC TSR Honda France) teve uma queda, mas não perdeu tanto tempo quanto a equipa com o suporte oficial da Yamaha. Terminando em quarto lugar, a atual campeão mundial assumiu a liderança na classificação geral. Das restantes equipas, uma referência para o surpreendente desempenho da BMW Motorrad Endurance que terminou a corrida com um 7º lugar, que na realidade soube a um segundo lugar.

Mesmo sendo uma das poucas motos a montar pneus da Dunlop, Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni (BMW Motorrad Endurance Team #34) chegaram ao 7º lugar, sendo a segunda equipa europeia no top 10

A BMW não foi considerada a principal favorita para a terceira prova do Campeonato do Mundo de Endurance de 2023. Mas isso não foi culpa da equipa, da moto ou dos três pilotos, mas principalmente do fabricante de pneus. A Bridgestone domina a prestigiada corrida de Suzuka há anos, mas a M1000RR está equipada com pneus Dunlop. Em décimo primeiro lugar na qualificação, a corrida a equipa da fábrica alemã foi acompanhada de chuva fraca na etapa final, os pilotos Markus Reiterberger, Ilya Mikhalchik e Jeremy Guarnoni dispararam limpo e terminaram em sétimo, quatro voltas atrás do vencedor.

“Em vista do enorme comprometimento dos fabricantes japoneses e da forte presença das competitivas equipas e pilotos japoneses em casa, podemos ficar muito satisfeitos com o sétimo lugar e de ser a melhor equipe europeia”, disse o diretor de equipa BMW, Marc Bongers. “Principalmente tendo em vista as posições que os nossos principais concorrentes no mundial conseguiram nesta prova. Perdemos alguns pontos para a FCC, conseguimos recuperar o atraso da YART e afastamo-nos da SERT. O Campeonato do Mundo ainda está completamente em aberto.”

Isso pode soar pouco edificante para alguns, mas na verdade foi uma conquista excelente. Porque ao lado da FCC TSR Honda (4º lugar), a BMW foi a única equipa permanente do EWC  no top 10. Por outro lado, perderam apenas uma volta para o líder do campeonato do mundo, mas com pneus Bridgestone e apoio do HRC, as equipas da Honda tiveram condições significativamente melhores para a corrida na pista nipónica!

Igualmente com uma estrutura franco-japonesa, a Yoshimura SERT Motul também teve que desistir após um acidente e a Kawasaki Webike Trickstar após um problema técnico.

A decisão da temporada está marcada para o Bol d’Or, agendado para o circuito Paul Ricard em Le Castellet, sul da França, de 14 a 17 de setembro, onde o título do Campeonato do Mundo de Endurance FIM estará em disputa.

Classificação do Campeonato do Mundo de Endurance 2023 (EWC)

1F.C.C. TSR HONDA FRANCEHonda136 Pontos
2YART YAMAHA OFFICIAL TEAM EWCYamaha122
3BMW MOTORRAD WORLD ENDURANCE TEAMBMW99
4YOSHIMURA SERT MOTULSuzuki76
5KAWASAKI WEBIKE TRICKSTARKawasaki64
6HONDA VILTAÏS RACINGHonda63
7TATI TEAM BERINGER RACINGKawasaki46
8ERC ENDURANCE DUCATIDucati38
9TEAM HRCHonda35
10MOTOBOX KREMER RACINGYamaha29
author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Motosport
Motomais
0
Would love your thoughts, please comment.x