WSBK, Most: Giorgio Barbier (Pirelli) explica o que aconteceu a Razgatlioglu
A Pirelli, um dos principais sponsors do Campeonato do Mundo de SBK, esclareceu hoje em comunicado os pneus utilizados pelos pilotos no sábado e domingo em Most, assim como o que aconteceu no esvaziamento do pneu do piloto turco, durante a segunda manga de Superbike.
A formação na banda de rodagem de duas enormes bolhas, e consequente rebentamento de uma dessas bolhas, terá estado na origem do subito esvaziamento do pneu traseiro da R1 de Razgatioglu que originou a queda inesperada do piloto turco da Yamaha quando liderava a corrida de Superbike à frente de Alvaro Bautista (Ducati).
“Antes de mais, uma breve explicação para esclarecer uma questão que ontem gerou alguma confusão entre os entusiastas: pneus intermédios, como pneus de chuva, ou slicks, estão disponíveis para todos os pilotos e equipas em igual medida. Na Corrida 1, por opção, algumas equipas não pediram para montá-los nos aros ou simplesmente os montaram na garagem e não os trouxeram para a grelha, e é por isso que não os usaram, não porque a Pirelli não os tenha colocado à disposição. Ainda hoje o tempo instável afetou as corridas, em particular a do Mundial SSP. Foram os pilotos que, quando começou a chover, decidiram manter-se em pista com os slicks e correr alguns riscos.” Disse Giorgio Barbier, diretor técnico do Departamento Moto da Pirelli.
Sendo muito raro um pneu esvaziar subitamente numa corrida, esse foi o caso do piloto turco da Yamaha, de acordo com os dados de telemetria da Pirelli.
“Na Corrida 2 do WorldSBK, com a nova especificação traseira C0567, verificámos três casos de bolhas: Rea, Gardner e Razgatlioglu. Nos dois primeiros, as bolhas eram muito pequenas e não afetaram o desempenho e o resultado da corrida, enquanto no caso de Razgatlioglu o pneu tinha mais duas bolhas marcadas e os dados de telemetria mostraram um súbito esvaziamento do pneu.” Esclareceu Giorgio Barbier, prosseguindo: “Enquanto no caso de Razgatlioglu o pneu tinha mais duas bolhas marcadas e os dados de telemetria mostraram um súbito esvaziamento do pneu. Mesmo que o ritmo de corrida do piloto da Yamaha tenha sido extremamente alto e os pneus de todos os outros pilotos não apresentem nenhum sinal de estresse ou desgaste, é claro que episódios desse tipo não devem acontecer, por isso cuidaremos de analisar os três pneus no nosso laboratório que apresentavam bolhas, para entender o que poderia tê-las desencadeado”.
- Tweet
-
- Pin It
-
WSBK 2024 +Vídeo: O espetáculo de ‘El Turco’ continuou em Portimão20 Dezembro 2024 16:52
-
WSBK 2024 +Vídeo: Toprak dominante, Bautista em queda livre19 Dezembro 2024 15:58
-
WSBK: Lista oficial de pilotos para a época de 2025 revelada!18 Dezembro 2024 12:34