WSBK, Most, Corrida 1: Rea encerra sequência de 252 dias sem vencer

Por a 29 Julho 2023 15:27

O seis vezes campeão mundial Jonathan Rea deu um golpe de mestre em Most, com uma aposta intermédia de pneus para colocar um ponto final na sua longa seca de vitórias.

O norte-irlandês da Kawasaki Racing Team, encerrou a sua seqüência de 252 dias e 23 corridas sem vencer no Mundial de Superbike FIM, já que uma aposta intermédia com pneus intermédios valeu a pena para o seis vezes campeão. Rea começou a Corrida 1 da Republica Checa com pneus intermédios e não mudou para slicks, para assim voltar ao degrau mais alto do pódio no Autodrom Most. Enquanto isso, houve outra reviravolta no campeonato com Toprak Razgatlioglu (Pata Yamaha Prometeon) a terminar em segundo, enquanto o líder do campeonato Alvaro Bautista (Aruba.it Racing – Ducati) foi 12º.

Filme da corrida

As cartas foram de novo  baralhadas para a primeira corrida do Campeonato do Mundo de Superbike de 2023 em Most. Nuvens escuras pairavam sobre o autódromo checo e a qualquer momento pode chover novamente. De acordo com os regulamentos, os pilotos poderiam decidir por si mesmos se e quando iriam aos boxes para trocar os pneus. Não havia um Plano B de interromper a corrida.

As primeiras voltas provaram ser benéficas para os pilotos que escolheram pneus de chuva, como foi o caso de Axel Bassani (Motocorsa Racing) que saindo do quarto lugar na grelha foi para a frente com uma vantagem de seis segundos sobre Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha). O ritmo caiu rapidamente à medida que a pista secava rapidamente com Bassani a rodar carca de quatro segundos mais rápido que Gardner, expandindo sua liderança para mais de 10 segundos no momento em que a volta 4 foi concluída.

No entanto, na 5ª volta Bassani começou a perder tempo para Jonathan Rea, com o hexacampeão a iniciar a sua corrida com pneus intermédios. Em pouco tempo vimos a diferença entre Bassani e Rea cair de mais de 10 segundos para dois no final da 6ªvolta, antes que o italiano parasse naquela volta para troca de pneus para sliks, entregando assim de mão beijada a liderança a Rea.

No início da 10ªvolta Bassani estava a 58 segundos – o tempo de intervenção no box – de Rea, que ainda não havia parado. A diferença continuou a cair, mas o italiano da Motocorsa não conseguiu recuperar o tempo perdido e terminou em sétimo.

Enquanto Bassani conseguiu colocar tempos de volta em 1’32s – cerca de três segundos mais rápido que Rea – a batalha na frente transformou-se, com Rea na frente e Toprak Razgatlioglu cerca de oito ou nove décimos mais rápido que o seu rival. Embora a estrela turca continuasse a diminuir a diferença, o ritmo de Rea foi suficiente para manter Razgatlioglu atrás dele e encerrar sua seca de vitórias que se estendia desde a corrida 1 de Phillip Island em 2022.

Rea foi acompanhado no pódio por Razgatlioglu e Danilo Petrucci (Barni Spark Racing), com o italiano também a optando por largar com intermédios e, como Rea, a não parar para trocar para os slicks. Rea conseguiu acompanhar os pilotos com pneus de chuva nas primeiras voltas, enquanto outros perdiam tempo, incluindo Razgatlioglu.

Os três primeiros ficaram separados por apenas oito segundos após 22 voltas, com o piloto norte-irlandês a conquistar a sua 119ª vitória na carreira no Mundial de SBK. Razgatlioglu conquistou seu 21º pódio do ano, e seu 19º consecutivo para a quarta seqüência mais longa de todos os tempos, diminuindo a diferença no campeonato para Álvaro Bautista (Aruba.it Racing WorldSSP Team) para 54 pontos. Petrucci deu à Ducati um número redondo de pódios, com seus 1050º em um local onde eles levaram seu 1000º no ano passado.

Scott Redding (ROKiT BMW) foi outro dos pilotos que não foram às boxes e conquistou um excelente quarto lugar com a máquina bávara, apesar de ter largado do pitlane. Ótimo desmpenho de Iker Lecuona (Team HRC) que parece ter ‘carregado as pilhas’ como piloto-substituto no MotoGP, terminando em quinto como o melhor piloto Honda. Isso significou que todos os cinco fabricantes terminaram entre os cinco primeiros, enquanto Andrea Locatelli (Pata Yamaha Prometeon) completou os seis primeiros.

Bassani terminou a corrida em sétimo, a pouco mais de 23 segundos de Rea, apesar de ter optado por parar, sendo o italiano o melhor classificado da classificação que tinha parado. O # 47 recuperou três posições na última volta ao ultrapassar Loris Baz (Bonovo Action BMW) e Alex Lowes (Kawasaki Racing Team WorldSBK) num movimento para passar para o oitavo lugar, antes de ultrapassar Dominique Aegerter (Ten Kate Racing Yamaha) para garantir o sétimo. Aegerter terminou a corrida em oitavo, com Lowes em nono e Baz a fechar os dez primeiros.

O estreante Remy Gardner (GYTR GRT Yamaha) foi 11º depois de largar da primeira linha. O australiano parou no final da 5ªvolta para trocar os pneus, terminando na frente de Alvaro Bautista em 12º. O atual campeão perdeu 18 segundos em comparação com o tempo de intervenção no pit, que o deixou atrás de Gardner. Michael van der Mark (ROKiT BMW) marcou pontos no seu regresso após a longa lesão, terminando em 13º , à frente de Michael Ruben Rinaldi (Aruba.it Racing Ducati) em 14º e de Tito Rabat (Kawasaki Puccetti Racing) em 15º.

RESULTADO DA CORRIDA 1 SBK, MOST

1.Jonathan Rea (GBR)Kawasaki
2.Toprak Razgatlioglu (TUR)Yamaha+ 4,007 sec
3.Danilo Petrucci (ITA)Ducati+ 7,939
4.Scott Redding (GBR)BMW+ 14,736
5.Iker Lecuona (ESP)Honda+ 14,903
6.Andrea Locatelli (ITA)Yamaha+ 15,690
7.Axel Bassani (ITA)Ducati+ 23,273
8.Dominique Aegerter (SUI)Yamaha+ 23,777
9.Alex Lowes (GBR)Kawasaki+ 25,653
10.Loris Baz (FRA)BMW+ 26,455
11.Remy Gardner (AUS)Yamaha+ 38,338
12.Alvaro Bautista (ESP)Ducati+ 42,088
13.Michael vd Mark (HOL)BMW+ > 1 min
14.Michael Rinaldi (ITA)Ducati+ > 1 min
15.Tito Rabat (ESP)Kawasaki+ 1 volta.
16.Lorenzo Baldassarri (ITA)Yamaha+ 1 volta.
17.Xavier Vierge (ESP)Honda+ 1 volta.
18.Isaac Vinales (ESP)Kawasaki+ 1 volta.
19.Roberto Tamburini (ITA)Yamaha+ 1 volta.
20.Oliver König (CHE)Kawasaki+ 1 volta.

CAMPEONATO

1.Alvaro Bautista Ducati395 Pontos
2.Toprak Razgatlioglu Yamaha341
3.Jonathan ReaKawasaki226
4.Andrea LocatelliYamaha218
5.Axel BassaniDucati188
6.Danilo Petrucci Ducati133
7.Michael Rinaldi Ducati131
8.Alex Lowes Kawasaki116
9.Dominique AegerterYamaha109
10.Xavier Vierge Honda98
author avatar
Ricardo Ferreira
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x