MotoGP, Massimo Rivola: “É pouco provável que o Miguel esteja em Mugello”

Por a 31 Maio 2023 01:21

“Regular a aerodinâmica é difícil mas é preciso empenho, o que não estou a ver neste momento. É pouco provável que o Miguel Oliveira esteja em Mugello.” Afirmações do CEO da Aprilia, Massimo Rivola, no passado fim de semana em Misano.

Desde as históricas motos a dois tempos às atuais motos de MotoGP, no passado fim-de-semana a Aprilia conseguiu oferecer um ‘show’ verdadeiramente completo durante o Aprilia All Stars 2023, fazendo o paralelismo entre o passado e o presente que é sempre um tema cheio de ideias e questões. Massimo Rivola sabe bem disso, e entre um olhar para a 250 de Max Biaggi e outro para a RS-GP de Maverick Vinales e Aleix Espargarò, traçou um quadro completo da atual situação técnica do MotoGP.

Rivola defende limites no desenvolvimento aerodinâmico

“Quando há um regulamento, tens de o seguir – palavras de Rivola – e todos tentam chegar ao limite: até que alguém ponha fim a isso vamos continuar a pôr asas para ir à lua se for preciso. A mensagem de que as motos atualmente andam muito rápido é bem verdade, dependendo das pistas onde se corre. A menos que algo mude em termos de regulamento antes de 2027, as motos serão tão rápidas que alguns circuitos não serão adequados para nos receber.

De qualquer forma, não é apenas um fabricante que dita as regras, e não há dúvida de como temos pressionado em termos de aerodinâmica, mas fui o primeiro a saudar um possível retrocesso em termos de desenvolvimento. Remover completamente a aerodinâmica é impossível, mas limitá-lo sim. Regulamentá-lo é difícil, mas é preciso comprometimento, o que não estou a ver de momento”.

Em Misano, o CEO da Aprilia também comentou a primeira parte do campeonato, assim como da previsível ausência de Miguel Oliveira no GP de Itália.

“Termos 4 motos a correr está a mostrar-se muito útil sob vários pontos de vista. Infelizmente, a RNF foi castigada pelo azar, especialmente do Miguel, que temo vai ter dificuldades para estar presente em Mugello. A equipa de fábrica tem um saldo negativo a nível de resultados mas positivo a nível de prestação: não conseguimos um resultado merecido, talvez seja preciso sermos mais rápidos para nos adaptarmos às várias mudanças, e melhorar nas partidas”.

 Previsão para Mugello?

“Para a Aprilia, o objetivo deve ser vencer. No papel, Mugello é uma pista favorável, mas certamente as motos favoritas são outras, principalmente a Ducati e a KTM”.

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x