MotoGP, Testados dois novos sistemas de comunicação de rádio em Jerez

Por a 5 Maio 2023 15:00

Para além de todos os testes que as diferentes equipas fizeram nas suas motos em Jerez de la Frontera, a sessão de testes de MotoGP na segunda-feira também serviu para experimentar dois sistemas de comunicação de rádio entre direção de corrida e pilotos.

“Uma primeira versão foi testada anteriormente em Misano em 2020, e agora dois novos sistemas estão sob avaliação este ano. Um vai à volta dos tampões que os pilotos usam e o outro diretamente para o ouvido. Conforto, barulho, viabilidade e falibilidade são da maior importância, e um número de pilotos diferentes testaram-na para dar o seu feedback”, pode ler-se no artigo do site do MotoGP.

“Trabalhamos em conjunto com os pilotos e equipas, e a comunicação da direção de corrida com os pilotos tem sido uma prioridade nos últimos anos. Em 2020, os pilotos queixavam-se da visibilidade das bandeiras, de saberem o que está a acontecer em pista e serem avisados das bandeiras, chuva ou incidentes, por isso fizemos um teste em Misano em 2020. Mas os pilotos não estavam felizes com o primeiro sistema, sentiam-se desconfortáveis com isso e com o nível de barulho. Decidimos ir pelo caminho dos painéis LED e impô-los em todos os circuitos a partir do ano passado, que foi muito bem-sucedido. Os pilotos estão muito felizes e acho que fizemos bons progressos em termos de bandeiras amarelas, e bandeiras no geral, e fazer chegar informação aos pilotos durante as corridas e sessões. Estamos felizes com os painéis LED, que estão por todo o calendário”, disse Carlos Ezpeleta, diretor-geral desportivo da Dorna.

“Ainda assim, era importante continuar a ajudar e a comunicar com os pilotos quando estivessem nas motos e a próxima fase era voltar ao projeto da rádio e comunicação áudio. É desafiante para nós, porque, ao contrário dos carros, os capacetes das motas são apertados, especialmente na cara, e as motas são muito mais barulhentas. Há muito mais movimento – os pilotos precisam de ser livres para se mexerem na mota, é muito mais desafiante. Há coisas em que temos de trabalhar, mas estamos felizes”, referiu.

author avatar
Bernardo Figueiredo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
This site uses User Verification plugin to reduce spam. See how your comment data is processed.
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x