ESBK, Jerez: MO Racing Team com saldo positivo na Andaluzia
Jerez de La Frontera, e mais precisamente o circuito mundialista Angél Nieto, recebeu a ronda de abertura do ESBK entre o dia de sexta e domingo. Entre mais de 150 pilotos inscritos para o fim de semana, a equipa de Miguel Oliveira – a MO Racing Team – fez-se representar por três pilotos, dos 11 aos 14 anos, distribuídos entre as categorias Moto4 e Pré-Moto3, tendo como objetivo primordial somar pontos e conseguir trabalhar a estratégia para a temporada de 2023.
Gonçalo ‘Salo’ Dias #55, que ao longo dos três dias da jornada de Jerez se mostrou muito constante nos tempos registados, revelou também este domingo a sua determinação. Na sessão de aquecimento foi P20, realizando a sua volta mais rápida à quarta passagem pela meta, nos 2m05s608, a 3s488 no melhor registo do warm up. Para a corrida do dia, largou da oitava linha, em P22, e embora no arranque tenha perdido algumas posições, logo conseguiu recuperar para travar uma batalha por um lugar dentro dos pontos. Com um irrepreensível ritmo, conseguiu passar a bandeira axadrezada em P17, perfazendo 22m51s107, ao longo das 11 voltas estipuladas para a corrida 2 do fim de semana.
“Hoje, na corrida 2, o arranque não correu tão bem quanto esperava e é algo que vou trabalhar melhor. Já a corrida correu bem. No início, depois de no arranque ter perdido poucas posições, consegui rapidamente recuperá-las. A meio das voltas apanhei dois pilotos que iam à minha frente e formámos um grupo, onde dei luta até à última volta. No final, fiquei em 17º e estou contente com o resultado, mas sei que consigo melhorar”, refere confiante o mais jovem piloto da estrutura de Miguel Oliveira.
Em Prémoto3, Afonso Almeida #10 e Jean Turner #30 fecharam o warm up em P6 e P27, respetivamente. Nesta sessão de aquecimento, a dupla de pilotos de 13 e 14 anos mostrou foco e o desejo de sucesso para a corrida 2 da ronda em Jerez de La Frontera. Tendo saído da sexta linha, em P17, o piloto da Charneca de Caparica, conseguiu protagonizar novamente um excelente arranque, que lhe permitiu permanecer praticamente durante toda a corrida dentro do top10, mas um toque com um piloto, precipitou uma queda e Afonso Almeida não conseguiu classificar nesta corrida.
“O warmp up foi bastante positivo, o que me deu uma boa confiança para a corrida. Já na corrida, consegui fazer um bom arranque e uma boa primeira curva, integrei-me num grupo e, numa luta com um piloto, infelizmente acabei por ser tocado e cair. Mas durante a corrida houve uma altura em que inclusivamente estive isolado, no entanto, o grupo de trás foi-me apanhando e acabou por formar-se um grupo grande. Estive a disputar pela sexta posição – o grupo era do 6º até ao 10º – e foi então que caí. Mas trago coisas positivas deste fim de semana, porque com os erros também se aprende. Sigo, portanto, com um pensamento positivo para a próxima corrida”, comenta o piloto com o #10.
Já o piloto japonês, Jean Turner #30, em estreia absoluta no Campeonato Espanhol de Superbikes – ESBK, mostrou grande satisfação por ter conseguido completar a sua primeira corrida em Espanha, já que ontem não terá classificado. Na ‘grid’ largou de P20, sétima linha, e mostrou um ritmo com potencial. Na corrida, realizou as 13 voltas previstas e foi P20, perfazendo um total de 25m21s594, a 59s275 do vencedor da corrida.
“Estou muito satisfeito por ter conseguido finalizar a minha primeira corrida em solo espanhol, mas ao mesmo tempo sei que conseguirei ter um melhor resultado numa próxima corrida. Senti alguns efeitos do ‘high side’ de ontem, e não consegui correr ao meu ritmo real de corrida. Mas a corrida de hoje foi um ótimo passo para mim, para aprender a rolar nos circuitos espanhóis, com pilotos espanhóis e de outras nacionalidades. Estive envolvido numa batalha com cinco pilotos durante praticamente toda a corrida, o que foi uma experiência excelente, muito competitiva. Em todo o fim de semana, a minha moto esteve absolutamente perfeita – o que agradeço à minha fantástica equipa -, e só posso dizer que estou ansioso pela próxima corrida, em Aragão!”, conclui o piloto de 14 anos.
A próxima corrida do ESBK está marcada no calendário, para daqui a duas semanas, no MotorLand em Aragão, entre os dias 13 e 16 de abril.