MotoGP, Argentina, Q2: Alex Márquez conquista a sua primeira pole-position
Alex Márquez conquistou a pole de MotoGP na Argentina. Como o seu irmão em Portimão, passou pela Q1 e venceu todos na Q2. É a primeira que ele conquistou na classe rainha e a 16ª da sua vida. Arriscou nos slick e deu certo!
As condições eram muito delicadas. Choveu bastante durante a noite. De manhã estava a secar um pouco, embora houvesse humidade e os pilotos de Moto3 e Moto2 não tivessem melhorado os seus tempos. Para piorar, caiu mais um pequeno aguaceiro antes dos treinos livres da classe rainha, que Bagnaia dominou. Estavam 16 graus no ambiente e 20 no asfalto.
O trabalho nos boxes foi vertiginoso, mudando as configurações das máquinas e procurando qual pneu colocar. Os pilotos saíram para olhar o céu, mas não encontraram respostas. Como a chuva estava a piorar, todos saíram com compostos de chuva. Todos exceto Raúl Fernández, que saiu com suavidade, mas entrou sem completar uma única volta. Era impossível. Quartararo foi longo na gravilha. Tudo parecia fatal para El Diablo, que não havia pegado no seco… Mas o francês estava orgulhoso e conquistou o primeiro lugar no meio do Q1. Álex Márquez foi o segundo.
Os homens da Gresini juntaram as baterias e montaram a segunda moto a tempo para o Q2. Todos saíram rapidamente para se aclimatar ao estado da pista. Claro, todos começaram com pneus de chuva. Depois, parou de chover e os tempos melhoraram. Zarco assumiu o comando do Q2, Viñales foi segundo e Morbidelli terceiro. Aleix Espargaró levou um grande susto na curva 14, passou ao lado, mas não caiu. Bezzecchi, Álex Márquez, Marini e Bagnaia fizeram uma aposta arricada para sair com os pneus lisos. Os demais, inclusive as Aprilia, sairam com pneus de chuva, embora com variedades na sua dureza.
Franky Morbidelli encantou a todos com um grande momento para assumir o comando do Q2, fê-lo à boleia do seu companheiro Fabio Quartararo. Foi então a vez de Marco Bezzecchi destruir o tempo do homem da Yamaha com os slick e na box da VR46 todos gritaram para comemorar. Mas Álex Márquez conseguiu derrotá-lo com uma reviravolta bestial. No final, foi na box da Gresini que se fez uma grande festa. Bagnaia salvou a situação com um ótimo terceiro lugar.