MotoGP, Erro na última volta do sprint não mancha sábado positivo de Miguel Oliveira
Miguel Oliveira tinha vivido um primeiro dia complicado no Grande Prémio de Portugal, com um 19.º lugar e uma queda. Hoje, o português provou que o potencial da sua RNF é bastante superior, com resultados assinaláveis na qualificação e também no sprint, embora um erro na última volta da corrida sprint tenha impedido algo ainda melhor.
Antes disso, os pilotos participaram na sessão de treinos livres, em que o luso foi quinto classificado. Numa sessão que só servia para que os pilotos continuassem a preparar o que faltava do fim de semana, o piloto de Almada fez a sua melhor volta em 1:38.862 minutos, ficando a 285 milésimos de Marco Bezzecchi, mais rápido dessa sessão.
Devido ao 19.º lugar de ontem, Oliveira sabia que tinha de passar pela Q1, onde teria de ser um dos dois mais rápidos para ter hipóteses de passar à Q2. E foi isso mesmo que o Falcão fez. Com Marc Márquez na primeira posição, o português discutia a passagem à Q2 com o outro Márquez da grelha, Álex Márquez, irmão de Marc. Foi Oliveira que levou a melhor, rodando em 1:37.849 minutos, a 174 milésimos de Marc Márquez, mas com 121 de vantagem sobre Álex.
Na Q2, o português surpreendeu ainda mais. Na segunda saída para a pista, o Falcão começou realmente a voar, pintando setores de vermelho e de laranja, com a sua volta a ser suficiente para o colocar em quarto (1:37.521), a 295 milésimos do autor da pole position, precisamente Marc Márquez. De resto, Oliveira foi o melhor piloto da Aprilia em qualificação, com Maverick Viñales em sétimo, Aleix Espargaró em 12.º depois de uma queda e Raúl Fernández apenas 20.º.
Na corrida sprint, Miguel Oliveira teve o mérito de nunca largar o grupo da frente. O português foi quarto durante a maior parte da prova, chegando ainda a perder o lugar para Jack Miller. Quando o luso tentava passar o australiano, Marc Márquez enganou-os aos dois, passando o espanhol para a terceira posição, embora Oliveira também tenha conseguido ultrapassar o espanhol. Infelizmente para o piloto da RNF, cometeu um erro na última volta, alargando imenso a trajetória numa das curvas, perdendo quatro posições para Márquez, Miller e os dois pilotos de fábrica da Aprilia, Maverick Viñales e Aleix Espargaró.
Amanhã, Miguel Oliveira terá oportunidade de voltar a sair do quarto lugar, para uma corrida com 25 voltas, que tem início às 14 horas.