AMA Supercross 450: Tomac soma novo triunfo em Oakland
Chase Sexton (Honda) liderou até 6 minutos do fim, mas caiu no triplo salto após a linha de chegada e Eli Tomac (Yamaha) aproveitou a ‘oferta’ para conquistar a 48ª vitória da carreira.
Chase Sexton fez o holeshot na final das 450 SX em Oakland, levando a reboque Cooper Webb, Eli Tomac, Ken Rozcen e Jason Anderson, todos agrupados atrás do piloto da Honda na primeira volta. Tomac (Yamaha) rapidamente passou Webb (KTM) para iir no encalce de Sexton, e não demorou muito para que os dois começassem a se afastar do grupo perseguidor. Sexton manteve uma diferença de dois segundos sobre Tomac, e não parecia haver nada que o piloto da Yamaha pudesse fazer para diminuir essa diferença nas voltas iniciais.
Mais atrás no pelotão, Aaron Plessinger (KTM) tinha passado por Roczen e seguia atrás de Anderson (Kawasaki) na luta pelo quarto lugar. Demorou até Plessinger chegar perto o suficiente para começar a aplicar pressão real em Anderson, mas nem precisou porque este último acabou por cair ficando com Justin Barcia em cima dele. Um pouco mais tarde, quando Barcia parecia pronto para efectuar a ultrapassagem a Anderson, perdeu o ritmo, o que deu a Anderson algum espaço para respirar. Os dois então aproximaram-se de Roczen, e Anderson conseguiu contorná-lo mais rápido que Barcia. Depois desse ponto, a batalha entre os dois acabou.
Na frente, o que parecia claro é que Chase Sexton tinha o triunfo nas mãos. O americano da Honda CRF450 tinha estendido para 5 segundos a diferença para Eli Tomac, mas Sexton cometeu um erro logo após a linha de chegada, aproveitando a deixa Tomac para tomar a posição de líder. Sexto, agora, em vez de liderar por cinco segundos, perdia a posição de líder por seis segundos, e pior que isso tinha Cooper Webb colado, acabando por perder o segundo lugar para o piloto da Carolina do Norte.
Perto do final Tomac cometeu um erro e chocou com um piloto atrasado, o que permitiu a Webb diminuir a diferença para cerca de dois segundos. Na última volta, Webb ultrapassou Tomac, mas o piloto da Yamaha conseguiu recuperar, batendo Webb por 0,881 segundos num final emocionante. Sexton terminou em terceiro, a 13,2 segundos do vencedor, seguido por Plessinger e Anderson.
Eli Tomac continua a liderar o campeonato, agora com 7 pontos de vantagem sobre Cooper Webb e Chase Sexton.
Resultado da Final – Oakland:
1º Eli Tomac (Yamaha) 19 voltas em 1:06.189
2º Cooper Webb (KTM) +0,881 1:07.228
3º Chase Sexton (Honda) +13.251
4º Aaron Plessinger (KTM) +17.136
5º Jason Anderson (Kawasaki) +21.830
Campeonato
1º Eli Tomac (Yamaha) 139 pontos
2º Cooper Webb (KTM) 132
3º Chase Sexton (Honda) 132
4º Jason Anderson (Kawasaki) 111
5º Ken Roczen (Suzuki) 104